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Title: A importância do porto seco como facilitador na armazenagem e desembaraço aduaneiro
Authors: GERMANO, Elionaia Coelho
Advisor: FREIRE JUNIOR, Acyr Elias
Other contributor: FREIRE JUNIOR, Acyr Elias
JUNG, Daniel Roberto
BARROSO, Inara Pereira
type of document: Monografia
Keywords: Alfândega
Issue Date: 19-Dec-2016
Publisher: 189
Citation: GERMANO, Elionaia Coelho. A importância do Porto Seco como facilitador na armazenagem e desembaraço aduaneiro. Orientador: Acyr Elias Freire Junior. 2016. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Portuária) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2016.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do Porto seco ou Terminais Alfandegados, conhecidos como EADI (Estação Aduaneira de Interior), realizando seu trabalho em conjunto com o Porto marítimo. As movimentações portuárias brasileiras crescem exponencialmente a cada ano, com isso é possível observar que os Portos marítimos são deficientes no que diz respeito à área para armazenamento e movimentação dessas mercadorias, e alguns Portos não possuem tecnologias avançadas. Devido a esse crescimento, os órgãos anuentes não conseguem prestar seus serviços em tempo hábil, o que gera atrasos nos processos de fiscalização e demora na liberação de documentos necessários para importação ou exportação, gerando filas de espera de caminhões ao redor dos Portos marítimos e os navios tendem ultrapassar sua janela de atracação, tendo que ficar mais tempo na fila de espera, que gera altos custos ao armador. Utilizando-se da metodologia bibliográfica de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos, livros e sites de internet nos propomos a identificar e relatar as vantagens e desvantagens dos Portos secos para o comércio exterior, suas estruturas e sua importância na diminuição dos gargalos existentes na zona primária portuária, com a realização do despacho aduaneiro antes mesmo do embarque ou desembarque de mercadorias. Palavras-chave: Porto Seco. Armazenagem. Importação. Exportação. Despacho Aduaneiro. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) The present academic work objects to show Dry Ports or Customs precinct importance, known as EADI (Inner Custom Precinct), performing its work along with maritime ports. Brazilian's port cargo handling has been exponentially increasing every year, therefore it's noticeable that maritime ports are flawed concerning to storage, handling and warehouse area for goods. Some ports have no advanced technologies. Due to this rate of increase, Brazilian's consenting authorities just couldn't rend their services in due time, incurring many delays regarding surveillance inspection and also delays on import and export necessary documents releasing, causing lots of loaded cargo truck queues all around port area, stranded ships may stay in line at anchorage for more time than scheduled increasing costs to shipowners. The usage of bibliographic methodology, academic dissertations, books and internet sites was adopted in this work. This way it is possible to identify the advantages and disadvantages of Dry Ports to international trading, its structures and importance in reducing the relevant bottlenecking at ports areas, making customs clearance even before shipment or unloading of goods. Keywords: Dry Port. Storage. Import. Export. Customs clearance. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7254
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