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Title: Luminus: desenvolvimento de um jogo de corrida infinita para mobile
Other Titles: Luminus: development of an infinite racing game for mobile
Authors: ARAÚJO, Marcos Roberto de
Advisor: BODÊ, Jonas
Other contributor: GOMES, José William Pinto
FORTE, Cleberson Eugênio
type of document: Relatório Técnico
Keywords: Jogos eletrônicos
Issue Date: 26-Jun-2017
Publisher: 004
Citation: ARAUJO, Marcos Roberto. Luminus: desenvolvimento de um jogo de corrida infinita para mobile, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2017
Abstract: Este relatório documenta o desenvolvimento de um jogo de corrida infinita para mobile apresentando as ferramentas utilizadas no processo de criação do jogo e explicando a utilidade de tais ferramentas para a realização do projeto, explicitando qual a finalidade de cada uma no desenvolvimento do jogo. Nesse trabalho também foi demonstrado como o jogo foi implementado, fornecendo ao leitor exemplos retirados das experiências vivenciadas nas diferentes etapas do desenvolvimento, detalhando o que foi feito e como foi feito, no início, meio e fim do desenvolvimento do jogo. Também foram abordados aspectos de engenharia de software, com a explicações da lógica de implementação das regras do jogo no Unity3D e explicitados quais recursos do Unity3D foram utilizados para a produção dos elementos do jogo. Neste relatório, os aspectos práticos do desenvolvimento de jogos foram enriquecidos com apresentação de técnicas de animação, onde são especificados como é feita implementação da técnica de animação bone-based, explicações de como são criadas as interfaces gráficas, os efeitos sonoros, obstáculos, aumento de dificuldade (level) e controle do personagem. Na sessão de resultados são apresentados, o jogo desenvolvido, os dados obtidos da Google Play Store e apresentado um teste de jogabilidade e usabilidade que foi aplicado em alguns jogadores enquanto jogavam o jogo desenvolvido nesse trabalho, documentando assim uma forma de se obter feedback dos usuários e estabelecer melhorias para o jogo. E por fim foram relatadas as considerações sobre o projeto mostrando o que foi aprendido com o desenvolvimento do jogo, as limitações do projeto, melhorias, novas características que se pretende implementar nas próximas versões do jogo e intenções de trabalhos futuros
This report documents the development of an infinite runner game for mobile platforms, presenting the tools used in the creation process and explaining the usefulness of such tools to the project realization and to what end each one was used. In this report it is also demonstrated how the game was implemented, providing the reader with examples drawn from the experiences acquired from the different stages of the development, detailing what was done and how it was done, at the beginning, middle and end of the game development. Aspects of software engineering are also discussed, going into the details of the implementation of the game rules on Unity3D and which of its resources were used to produce the elements of the game. In this report, the practical aspects of game development have been enriched with the presentation of animation techniques, where the implementation of the bone-based animation technique is explained, as well as graphical interfaces, sound effects, obstacles, increase of difficulty (level) and control of the character. In the results section we introduce, the produced game, the data obtained from Google Play Store and a gameplay and usability test applied to players of the game, thus documenting a way to get feedback from users and establishing improvements for the game. Finally, we described the project's considerations, showing what have been learned with the development of the game, the limitations of the project, improvements, new features to be implemented in future versions of the game and intentions of future works.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/723
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