Please use this identifier to cite or link to this item: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7174
Title: Uso da ferramenta de geoprocessamento no comércio da região central de São Sebastião - SP
Authors: SOUZA, Crislaine Cristina Pereira de
SANTOS, Letícia Tayulli Ferreira dos
ALMERI, Tatiana Martins
metadata.dc.contributor.advisor: JUNG, Daniel Roberto
metadata.dc.contributor.other: JUNG, Daniel Roberto
SILVA, Alciene Ribeiro Feitoza da
metadata.dc.type: Monografia
Keywords: Geoprocessamento
Issue Date: 2018
Publisher: 189
Citation: SOUZA, Crislaine Cristina Pereira de; SANTOS, Leticia Tayulli Ferreira dos. Uso da ferramenta de geoprocessamento no comércio da região central de São Sebastião - SP. 2018. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2018.
Abstract: Devido ao grande crescimento econômico e também pela globalização, cada vez mais as empresas tem a necessidade de se diversificar para empreender em seus negócios. Para responder a essas rápidas mudanças no mercado, resultou-se a busca por conhecimento do ambiente geográfico em que os comércios da região central de São Sebastião estão inseridos, possibilitando uma visão ampla sobre o mercado e ajuda na tomada de decisão. O Geoprocessamento se destaca, por ser uma técnica que possibilita a identificação de aspectos relevantes sobre um local, podendo-se ter uma análise dos dados coletados de uma forma ampla ou aplicada a uma área especifica. Relacionando ao marketing, surge o conceito de geomarketing que é um conjunto de técnicas que por meio de mapas é possível visualizar tendências de mercado, monitoração dos concorrentes, identificação de novas oportunidades e outros diversos benefícios. Este trabalho teve como objetivo apresentar o conceito das ferramentas de geoprocessamento e geomarketing e levantar informações sobre o comércio central de São Sebastião, a fim de caracterizar cada estabelecimento com seus dados mais importantes e inseri-las no aplicativo Google Earth. Palavras-chave: Geoprocessamento, benefícios, comércio. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) Due to the great economic growth and also by globalization more and more companies have the need to diversify and undertake in their business. In order to respond to these rapid changes in the market, the search for knowledge in the geographical environment has resulted, which allows a broad view on the market and helps in decisions making. With this, Geoprocessing stands out as a technological technique that allows the identification of relevant aspects of a site, and it can be analyzed the data collected in a broad way or applied to a specific area. Relating to marketing, the concept of geomarketing arises, which is a set of techniques that through maps it is possible to visualize market tendencies, monitorate competitors, identify new opportunities and various other benefits. This research aims to present the concept of the geoprocessing and geomarketing tools and to gather information about the central trade of São Sebastião, in order to characterize each establishment with its most important data and insert them in the Google Earth app. Key Words: Geoprocessing, benefits, trade. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7174
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESTAO_EMPRESARIAL_2018_Crislaine_Cristina_Pereira_Uso_da_ferramenta_de_geoprocessamento.pdf
  Restricted Access
2.06 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.