Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7167
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Ricardo Kugler de-
dc.contributor.authorCARREIRO JUNIOR, Luiz Antonio de Freitas-
dc.contributor.authorASSUNÇÃO, Pedro Garcia-
dc.date.accessioned2022-03-17T19:35:25Z-
dc.date.available2022-03-17T19:35:25Z-
dc.date.issued2017-07-03-
dc.identifier.citationCARREIRO JUNIOR, Luiz Antonio de Freitas; ASSUNÇÃO, Pedro Garcia. A importância do calado natural do Porto de São Sebastião. Orientador: Ricardo Kugler de Azevedo. 2017. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Portuária) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7167-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do calado natural de São Sebastião, por esse apresentar condições físicas naturais ímpares, tornando-se possível a instalação de portos na região, fomentando assim, sua economia local. As movimentações de cargas crescem em grandes proporções a cada ano no setor portuário brasileiro, portanto é possível observar navios de portes maiores para atender essas elevadas demandas. Contudo, um entrave nos portos brasileiros é referente ao calado do canal de acesso aos portos, essencial para movimentar essas embarcações respeitando as normas e procedimentos de segurança, minimizando os altos riscos de acidentes o que é imprescindível nesse segmento. A premissa baseou-se por verificar se é necessário o uso da dragagem para tornar o canal de são Sebastião operável no tráfego de embarcações, por meio de dados técnicos que monitoram sua profundidade, além de utilizar metodologia bibliográfica de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos, bem como livros e sítios eletrônicos. Este estudo procurou identificar a infraestrutura do porto público de São Sebastião e do porto privado do TEBAR, a fim de demonstrar a importância e os benefícios de possuir um calado natural na região. Palavras-Chaves: Calado Natural. Porto de São Sebastiao. TEBAR. Dragagem. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) The aim of this study is to analyze the importance of the natural maritime draft of São Sebastião, and through this to present the physical and environmental facilities, enabling the installation of ports in the region, thus promoting its local economy. As cargo movements grow in large proportions each year in the Brazilian port sector, it is possible to observe larger port ships able to meet these high demands. However, an obstacle in the Brazilian ports refers to the draft of the port access channel, essential to move the vessels in compliance with safety standards and procedures, minimizing the high risk of accidents that are essential at this segment. The premise was based on verifying whether the use of dredging is necessary to make the São Sebastião channel operable without vessel, through technical data that monitor the channel depth, in addition to using bibliographic methodology of thesis, dissertations and scholar papers, as well as books and websites. This study aims to identify an infrastructure of the public port of São Sebastião and the private port of TEBAR, in order to demonstrate the importance and benefits of having a natural maritime draft in the region. Keywords: Natural Draft. Port of São Sebastião. TEBAR. Dredging. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Portuáriapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher189pt_BR
dc.subjectDragagem marítimapt_BR
dc.subjectPortos marítimospt_BR
dc.subject.otherInfraestruturapt_BR
dc.titleA importância do calado natural do porto de São Sebastiãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESTAO_PORTUARIA_2017_Pedro_Henriques_Duarte.pdf
  Restricted Access
1.49 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.