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Title: Multifuncionalidade no trabalho portuário: estudo de caso no Porto de São Sebastião
Authors: DUARTE, Pedro Henriques
Advisor: JUNG, Daniel Roberto
PIMENTA, Priscila Marinheiro
Other contributor: ARAUJO, Paulo Garrido Macedo de
type of document: Monografia
Keywords: Trabalhadores;Trabalho portuário
Issue Date: 20-Dec-2017
Publisher: 189
Citation: DUARTE, Pedro Henriques. Multifuncionalidade no trabalho portuário: estudo de caso no Porto de São Sebastião. Orientador: Paulo Garrido Macedo de Araújo. 2017. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Portuária) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2017.
Abstract: É diante do cenário da grande importância que possuem os portos sobre a economia global e do nicho cultural que ao longo da história demonstraram-se ser, que surgem os TPAs como principal força de trabalho nos portos com suas características, medos e cultura próprios. Em razão da divisão e setorização dos serviços dos TPAs em categorias é que a LMP apresentou o princípio da multifuncionalidade, como alternativa para a criação de trabalhadores multifuncionais e modernos que saibam realizar todos os tipos de operações. Esse trabalho visou então, entender até que ponto a multifuncionalidade é utilizada nos portos do Brasil vinte quatro anos após a sua apresentação, com um olhar especial ao Porto de São Sebastião, por meio de um estudo de caso. Esse estudo visou também apontar possíveis razões de impedimento para se estabelecer a multifuncionalidade nos portos, além de caracterizar todos os entes envolvidos nesse tema. Todo conteúdo foi apurado por meio de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo no Porto de São Sebastião com entrevistas com representantes sindicais e do OGMO. O estudo constatou que as razões para a dificuldade encontrada passam principalmente pelo fator cultural dos TPAs em não aceitar mudanças, além da falta de incentivos em treinamentos por parte dos responsáveis. Diante disso, necessita-se de algo além da formação técnica, que dê aos trabalhadores um melhor ensino geral, o que pode acarretar até na mudança cultural e uma possível modernização necessária para que não haja a extinção dessa classe trabalhadora. Palavras-chave: Cultura. Mudança. Modernização. TPA. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) It is in the face of the great importance that ports have over the global economy and the cultural niche that throughout history have been shown to be, that the TPAs appear as the main work force in the ports with their own characteristics, fears and culture. Due to the division and sectorization of TPA services into categories, the LMP presented the principle of multifunctionality as an alternative for the creation of multifunctional and modern workers who know how to carry out all kinds of operations. This work aimed to understand the extent to which multifunctionality is used in Brazilian ports twenty four years after its presentation, with a special look at the Port of São Sebastião, through a case study. This study also aimed to identify possible reasons of impediment to establish the multifunctionality in the ports, besides characterizing all the entities involved in this theme. All content was verified through bibliographical research and field research in the Port of São Sebastião with interviews with union representatives and the OGMO. The study found that the reasons for the difficulty found mainly pass through the cultural factor of the TPAs in not accepting changes, besides the lack of incentives in training by the responsible ones. Faced with this, we need something beyond technical training, which gives workers better general education, which can even lead to cultural change and possible modernization so that the working class will not be extinguished. Keywords: Culture. Change. Modernization. TPA. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7166
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