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dc.contributor.advisorPINHEIRO NETO, Lourival-
dc.contributor.advisorMALHEIRO, Diana Mazo-
dc.contributor.advisorSOUZA, Aguinaldo Eduardo de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Eliana Fernanda-
dc.contributor.authorSANTOS, Lucijane Silva dos-
dc.contributor.otherPINHEIRO NETO, Lourival-
dc.date.accessioned2022-03-17T15:49:23Z-
dc.date.available2022-03-17T15:49:23Z-
dc.date.issued2018-07-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eliana Fernanda; SANTOS, Lucijane Silva. Utilização do modal dutoviário no transporte de minério de ferro no Porto do Açu. Orientador: Lourival Pinheiro Neto. 2018. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Portuária) - Faculdade de São Sebastião, São Sebastião, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7157-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar a importância do transporte de minério de ferro por dutos em longas distâncias, apresentando um comparativo entre os modais dutoviário, rodoviário e ferroviário, e sua aplicação no cenário do caso estudado. A metodologia utilizada no trabalho é basicamente bibliográfica e documental com base no estudo de caso da empresa Anglo American, responsável por fazer o transporte de minério de ferro por duto que sai de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais e vai até São João da Barra, Rio de Janeiro, onde é descarregado no Porto Do Açu no terminal de minério de ferro, considerada a maior rede de transporte de minério de ferro por duto no Brasil e no mundo. O minério percorre uma distância de 525 quilômetros em uma velocidade 2 a 8 km/h pelos dutos. Foram consideradas as distâncias percorridas e os custos envolvidos em cada modal, capacidade de carga e nível de segurança para se fazer a comparação. É possível perceber que o modal dutoviário tem muita relevância em relação aos outros modais abordados no decorrer deste trabalho, chegando-se ao resultado de que ele é o meio de transporte mais eficiente, sustentável, seguro e com baixo custo de operação para movimentar o minério de ferro ao Porto de Açu. Palavras-chave: Dutos. Minerodutos. Sustentabilidade. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) The paper aims to present the importance of the transport of iron ore by pipelines over long distances, presenting a comparison between the pipeline, road and rail modalities, and its application in the scenario of the case studied. The methodology used in the paper is basically bibliographical and documentary based on the case study of the company Anglo American, responsible for transporting iron ore by pipeline that leaves Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais and goes to São João da Barra, Rio de Janeiro, where it is discharged at the Açu Port at the iron ore terminal, considered to be the largest iron ore transport network by pipeline in Brazil and worldwide. The ore traverses a distance of 525 kilometers at a speed of 2 to 8 km / h by pipelines. The distances covered and the costs involved in each modal, load capacity and safety level were considered for comparison. It is possible to perceive that the pipeline modal has much relevance in relation to the other modalities approached in the course of this paper, arriving at the result that it is the most efficient, sustainable, safe and low-cost means of transport to move the ore to the Port of Açu. Keywords: Ducts. Pipelines. Sustainability. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Portuáriapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher189pt_BR
dc.subjectTransporte dutoviáriopt_BR
dc.subject.otherInfraestruturapt_BR
dc.titleUtilização do modal dutoviário no transporte de minério de ferro no Porto do Açupt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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