Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6961
Title: Acompanhando o tempo: Projeto de instalação de uma central meteorológica para fins educacionais em uma instituição de ensino
Other Titles: Crawl Time: Project to install a meteorological central for educational purposes in an educational institution
Authors: BUNIY, Karen Yaginuma
Advisor: INNOCENTE, Érico Francisco
VEREDAS, Ana Carolina Barros de Gennaro
Other contributor: LONGATTI, Cláudia Aparecida
FERRARETTO, Tânia Rita Gritti
type of document: Monografia
Keywords: Clima;Meteorologia;Tecnologia
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: 114
Citation: BUNIY, Karen. Acompanhando o Tempo:Projeto de instalação de uma central meteorológica para fins educacionais em uma instituição de ensino. 2018.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2018.
Abstract: Acompanhando o tempo, é um projeto no qual uma central meteorológica é instalada numa instituição de ensino, e esta pode ser utilizada como uma ferramenta educacional, que proporciona ao aluno colocar o conhecimento teórico, aprendido em sala de aula, na prática, despertando assim o interesse dos envolvidos sobre o assunto. Desta forma, os alunos são estimulados a participarem do Projeto desde seu início, ou seja, da implantação da Central Meteorológica e de sua configuração, sendo que, na sua operação, estes são orientados pelo professor a coletarem informações e dados registrados pela central, nos quais serão objetos de estudo, análise e melhor compreensão dos fatores do tempo, como suas precipitações, mudanças de temperatura, pressão e umidade, e como elas interferem no meio ambiente. Assim, além do conteúdo aprendido sobre o tempo, os alunos têm a possibilidade de ter contato com o meio tecnológico. O projeto foi posto em prática no SESI 316, que está localizado na cidade de Campo Limpo Paulista.
Crawl time, is a project in which a Metereological Center is installed in an educational institution, and it can be used as an educational tool, that provides to the student to put the theorical cunning learned in the classroom in practice, thus arousing the involveds’ interest about the subject. In this way, the students are estimulated to participate in the project since its beginninng, in other words, since the implantation of the Metereological Center until its configuration, being that, in the operation, and they are orientated by the teacher to get together informations and data recorded by the center, in which they will be objects of study, analysis and better understanding about the weather factors, as the precipitations, temperature changes, pressure and humidity, and how they interfere in the environment. So, further of the learned contents about the weather, the students have the possibility of have contact with the tecnology. The project was put in practice on SESI 316, that is located in the city of Campo LimpoPaulista.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6961
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.