Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6940
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANÇA, Benedito Luciano Antunes de | - |
dc.contributor.author | VALÉRIO, Gabriel Dutra | - |
dc.contributor.author | BIGOLI, Yohrannes Santos | - |
dc.contributor.other | SOFFNER, Renato Kraide | - |
dc.contributor.other | LACERDA, Antonio Alfredo | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T21:27:33Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T21:27:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
dc.identifier.citation | VALÉRIO, Gabriel Dutra, BIGOLI, Yohrannes Santos. Análise de padrão de cores em interfaces gráficas para pessoas com espectro autista, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6940 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho ressalta a importância da inclusão de metodologias e tecnologias para auxiliar crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema possui o objetivo de analisar a importância da inclusão na área de desenvolvimento de aplicações e da usabilidade destas aplicações em usuários especiais. A metodologia empregada, com pesquisa bibliográfica fundamentada em fontes diversas, buscou integrar a análise qualitativa, a pesquisa teórico-conceitual e a avaliação das respostas, as quais foram obtidas por meio de questionário e de relatos dos entrevistados voluntários, que analisaram um protótipo desenvolvido, a fim de avaliar cores e a estrutura das interfaces gráficas, o que permitiu algumas avaliações consideráveis sobre a temática investigada. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontaram para o nível de interesse, foco e de motivação daqueles que foram submetidos ao protótipo desenvolvido, informações as quais despertam a necessidade de novos estudos sobre este tipo de desenvolvimento voltado para portadores de TEA. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper highlights the importance of including methodologies and technologies to help children with Autistic Spectrum Disorder (ASD). The theme aims to analyze the importance of inclusion in the application development area and the usability of these applications for special users. The methodology used, with bibliographic research based on different sources, sought to integrate qualitative analysis, theoretical-conceptual research and the evaluation of responses, which were obtained through a questionnaire and reports from volunteer respondents, who analyzed a developed prototype, in order to evaluate colors and the structure of the graphical interfaces, which allowed some considerable evaluations on the investigated theme. The results obtained in this research pointed to the level of interest, focus and motivation of those who were submitted to the developed prototype, information which arouses the need for further studies on this type of development aimed at ASD patients. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Computação gráfica | pt_BR |
dc.subject | Multimídia | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Interface gráfica | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Análise de padrão de cores em interfaces gráficas para pessoas com espectro autista | pt_BR |
dc.title.alternative | Color pattern analysis in graphical interfaces for people with autism spectrum | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1S2021_Gabriel Dutra Valério_OD0902.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Termo de autorização - Gabriel Dutra Valério.docx Restricted Access | 154.45 kB | Microsoft Word XML | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.