Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6920
Title: Horário: aplicativo para agendamento de horários em salões de beleza
Other Titles: Schedule: app for scheduling appointments in beauty salons
Authors: FONSECA, Alan Vidal da
LONGO, Leonardo Rodrigo
TORRES, Manoel Victor
MENEZES, Marcelo Nascimento Silva de Souza
Advisor: SILVA, Maxwel Vitorino da
Other contributor: NEVES, João Emmanuel D'Alkmin
LIMA, André de
type of document: Monografia
Keywords: Desenvolvimento de software
Issue Date: 28-Jun-2021
Publisher: 004
Citation: FONSECA, Alan Vidal da, LONGO, Leonardo Rodrigo, TORRES, Manoel Victor, MENEZES, Marcelo Nascimento Silva de Souza. Horário: aplicativo para agendamento de horários em salões de beleza, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2021
Abstract: Diante do aumento de estabelecimentos e da crescente profissionalização do setor de beleza além da procura desse tipo de serviço, torna-se necessária a gestão dos horários para o atendimento desse público. Este estudo tem como objetivo geral desenvolver uma aplicação mobile para o agendamento de horários em salões de beleza e barbearias. A metodologia adotada envolveu a revisão de literatura em livros, artigos e site caracterizando assim, a pesquisa como do tipo bibliográfica e teve como embasamento teórico a área de Engenharia de Software de Sommerville para a descrição dos requisitos funcionais e não funcionais. Os instrumentos para o levantamento dos requisitos envolveram entrevistas e a comparação entre alguns softwares já disponibilizados no mercado. O desenvolvimento do aplicativo utilizou a metodologia Scrum para a modelagem dos Casos de Uso e a documentação. O estudo apresentou um quadro favorável para o desenvolvimento de uma aplicação mobile na medida em que atendeu os objetivos pré-estabelecidos e as necessidades do público. Conclui-se, portanto, a necessidade de trabalhos futuros voltados as demandas e exigências do público aprimorando assim os processos de análise dos requisitos e construção de aplicativos.
Given the increase in establishments and the growing professionalization of the beauty sector, in addition to the demand for this type of service, it is necessary to manage timetables to serve this audience. This study has the general objective of developing a mobile application for scheduling appointments in beauty salons and barbershops. The adopted methodology involved the literature review in books, articles and website, thus characterizing the research as a bibliographic type and had as theoretical basis the Sommerville Software Engineering area for the description of functional and non-functional requirements. The instruments for gathering the requirements involved interviews and a comparison between some software already available on the market. The application development used the Scrum methodology for the Use Cases modeling and documentation. The study presented a favorable framework for the development of a mobile application as it met the pre-established objectives and the needs of the public. Therefore, the need for future work aimed at the demands and demands of the public is concluded, thus improving the processes of requirements analysis and application construction.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6920
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Termo Autorização - Alan Vidal Da Fonseca.pdf
  Restricted Access
184.37 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
1S2021_Alan Vidal Da Fonseca_OD0898.pdf
  Restricted Access
808.16 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.