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dc.contributor.advisorGARBERO, Reydner Furtadopt.br
dc.contributor.authorMOTTA, Krycia Schmid
dc.contributor.otherVASCONCELOS, Diogo de Siqueira Camargopt.br
dc.contributor.otherLOPES, José Renato de Siqueirapt.br
dc.date.accessioned2017-07-24T13:04:43Z
dc.date.available2017-07-24T13:04:43Z
dc.date.issued2013-12-01
dc.identifier.citationMOTTA, Krycia Schmid. Fidelização de clientes: um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental e médio, 2013. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/681
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo identificar o motivo da evasão dos alunos do Instituto de Ensino Barão de Mauá que esta localizado em São Bernardo do Campo- SP, a 38 anos no mercado, escola de pequeno porte com 80 funcionários, hoje com 600 alunos, atende desde o berçário ao cursinho pré- vestibular. Escola de médio e alto padrão aquisitivo e bem conceituada. Foi desenvolvida, análise SWOT, o marketing com o relacionamento do cliente, o comportamento do consumidor. Para a obtenção das informações necessárias, utilizou-se de pesquisa com as famílias dos ex-alunos, pesquisa método descritiva, foi conversado com 22 pessoas de famílias de ex-alunos, onde foi descoberto o motivo da evasão dos alunos, a transferência para os concorrente, os alunos antigos gostariam de maiores descontos a famílias antigas, benefícios ao público mais antigo, e o cursinho monitores seria o suficiente para satisfazer os alunos que cancelaram matrícula, ou transferiram. Quanto a estrutura, donos, administração, entre outros, foi bem dito e houve reclamações, pode-se dizer que 50% fica na dúvida, isso é outro problema, que tem que ser melhor estudado o posicionamento da escola na mente dos clientes, sendo necessário investir em maiores descontos, para as famílias fiéis, ou seja crianças que tem um número significante de rematrículas e indicações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectAtendimento ao clientept_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negócios
dc.titleFidelização de clientes: um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental e médiopt_BR
dc.title.alternativeCustomer loyalty: a case study at a primary and secondary schoolpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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