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dc.contributor.advisorSILVA, Gabriela Messias da-
dc.contributor.authorMARQUES, Camila Caldeira-
dc.contributor.authorBERTO, Cristiane de Sousa Silva-
dc.contributor.authorPARILA, Lucas Eduardo-
dc.contributor.authorSANTOS, Milena Fonseca dos-
dc.date.accessioned2022-02-02T19:23:12Z-
dc.date.available2022-02-02T19:23:12Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.citationMARQUES, Camila Caldeira; BERTO, Cristiane de Sousa Silva; PARILA, Lucas Eduardo; SANTOS, Milena Fonseca dos. Marketing digital: um estudo das melhores práticas para os micro e pequenos negócios.2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração) - Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6772-
dc.description.abstractO desenvolvimento das tecnologias da informação tem contribuído para mudanças sociais substanciais, transformando completamente o estilo de vida das pessoas, que estão cada vez mais engajadas com as plataformas digitais, principalmente com as mídias e redes sociais e com os sites de buscas. Diante dessa realidade, o marketing digital surgiu como a principal ferramenta de gestão para mediar à relação entre as organizações e os consumidores online. Com base em um estudo teórico a respeito dos conceitos básicos do marketing tradicional e do marketing digital, este trabalho tem o propósito de discutir a relevância do marketing digital para os micros e pequenos negócios brasileiros. Para tanto, realizou-se um estudo de caso da loja de roupas e acessórios Giovana Fashion, localizada em Américo Brasiliense. A partir do estudo de caso, chegou-se a uma descrição do negócio com o destaque dos aspectos mais relevantes para a pesquisa, como os objetivos de marketing da empreendedora e as ações de marketing digital adotadas para o fortalecimento digital da marca da loja. A ideia central do trabalho é apresentar um projeto de plano de marketing digital para a Giovana Fashion, apontando ações que deem resultados com baixo custo financeiro. No de correr da pesquisa, concluiu-se que um plano de marketing digital é ideal para as pequenas empresas, pois, além poder ser usado como planejamento estratégico focado nos consumidores, o plano potencializa os resultados das ações de marketing e requer um investimento financeiro baixo para ser posto em execução. Isso significa que, com o advento do marketing digital, as pequenas empresas têm a disposição ferramentas gratuitas para desenvolver efetivas ações de marketing na rede, tendo que investir dinheiro apenas em algumas ações específicas, e mesmo assim o custo é baixo. Isso permite que as pequenas empresas compitam com as grandes empresas e consigam ganhar uma fatia do mercado. De modo geral, o que se verificou com a pesquisa, é que o marketing digital deve ser levado a sério por qualquer empresa, seja ela de grande porte ou de pequeno porte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher029pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMarketing digital: um estudo das melhores práticas para os micro e pequenos negóciospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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