Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6731
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTONARQUE, Roberta-
dc.contributor.authorVITAL, José Carlos Meca-
dc.date.accessioned2022-01-31T18:03:59Z-
dc.date.available2022-01-31T18:03:59Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationTORNAQUE, Roberta, VITAL. José Carlos Meca. Logística reversa: fim de vida útil de veículos e seus destinos. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.8, n.2, p.59-69, ago.2020 Disponível em: https://fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/274. DOI: 10.47283/244670492020080259pt_BR
dc.identifier.issn2446-7049-
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6731-
dc.description.abstractOs veículos são bens de consumo considerados como duráveis que tem uma grande influência na economia do Brasil. Discussões sobre os processos produtivos e o quanto o setor representa nas importações e exportações do país são comuns, porem pontos como o descarte correto quando se chega ao estado de esgotamento ainda fica sem definições claras. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação da logística reversa em veículos no final de vida útil e apresentar o cenário brasileiro atual de reciclagem veicular. Para isso analisou-se dados de alguns pátios do DETRAM em determinados estados que já é feito o processo de reciclagem em veículos classificados como inservíveis. Com base na pesquisa feita fica claro que é possível a realização da logística reversa nos veículos em final de vida útil caso haja a criação de políticas públicas que direcionem de maneira mais clara esse nicho de mercado, atualmente os processos são realizados de maneiras pontuais com capacidade produtiva baixa.pt_BR
dc.description.abstractThe vehicles are consumer goods considered as durables that have a great influence on the economy of Brazil. Discussions about production processes and how much the sector represents in the country's imports and exports are common, but points such as the correct disposal when one reaches the state of exhaustion still lacks clear definitions. The present work aims to present the application of reverse logistics in vehicles at the end of life and present the Brazilian scenario of vehicle recycling. For this, we analyzed data from some DETRAM courtyards in certain states that the recycling process is already done in vehicles classified as waste. Based on the research made it is clear that it is possible to carry out the reverse logistics in the vehicles at the end of their useful life if there is the creation of public policies that guide the market niche more clearly, currently the processes are carried out in specific ways with capacity productionpt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofseriesR.Tec.FatecAM, Americana, v.8, n.2, p.59-69, ago.2020;-
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleLogística reversa: fim de vida útil de veículos e seus destinospt_BR
dc.title.alternativeReverse logistics: end of life of vehicles and their destinationspt_BR
dc.typeArtigo científico-
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
274-Texto do artigo-915-1-10-20210129.pdf831.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.