Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6617
Title: Comparação entre os padrões de gateway de api e de comunicação direta com microsserviços
Authors: UEHARA, Leonardo Yuji Carvalho
Advisor: NOVELLI FILHO, Aristides
type of document: Monografia
Keywords: Arquitetura de software;Arquitetura orientada a serviços;Sistemas distribuidos;Protocolos de comunicação;Redes e comunicação de dados
Issue Date: 20-Jun-2021
Publisher: 002
Citation: UEHARA, Leonardo Yuji Carvalho. Comparação entre os padrões de gateway de api e de comunicação direta com microsserviços, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.
Abstract: O trabalho em questão tem como objetivo realizar uma análise acerca dos modelos de gateway de API e de comunicação direta no contexto de microsserviços. Serão apresentados os conceitos de microsserviços, sistemas distribuídos e formas de comunicação entre microsserviços. Tais elementos servem como embasamento para um maior aprofundamento nos dois modelos de comunicação a serem apresentados, o gateway de API e a comunicação direta, assim como seus pontos positivos e negativos, diferenças entre os mesmos e casos de usos nos quais mais se adequam.
The assignment in question aims to analyze the communication models of API gateway and direct communication in the microservices context. The concepts of microservices, distributed services, and communication methods among microservices. Those elements serve as a basis for a better deep dive in the two communication models to be presented, the API gateway and direct communication, and also presenting their positive and negative points, differences between them, and most suitable use cases.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6617
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analiseedesenvolvimentodesistemas_2021_1_leonardoyujicarvalhouehara_padroesdegatewaydeapi (1) (1).pdf
  Restricted Access
1 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.