Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6502
Title: Planejamento estratégico: estudo de caso em uma empresa de suplemento alimentares em São Sebastião – SP
Authors: SANTOS, Vanessa Borges dos
Advisor: CELESTINO, Orlando José de Souza
type of document: Artigo científico
Keywords: Planejamento estratégico;Administração de microempresas
Issue Date: Jun-2018
Publisher: 189
Citation: SANTOS, Vanessa Borges dos. Planejamento estratégico: estudo de caso em uma empresa de suplemento alimentares em São Sebastião – SP. Orientador: Orlando José de Souza Celestino.2018. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2018.
Abstract: O objetivo deste artigo é identificar os obstáculos que os gestores possuem para instalar o planejamento estratégico em organizações de pequeno porte e analisar a probabilidade de instalação do instrumento. A análise empregada reuniu atributos de pesquisa bibliográfica, exploratórios e descritivos, sucedido de um estudo de caso, onde a abordagem foi realizada por pesquisa qualitativa. Dentro do estudo de caso, utilizou-se uma organização do ramo de suplementos alimentares, onde foi estudado dados relacionados ao planejamento estratégico na mesma. A recolha dos dados foi realizada através da aplicação de uma entrevista semiestruturadas, observando informações a cerca do entendimento do gestor sobre a compreensão ao planejamento empresarial. A instituição estudada não possui planejamento estratégico formado. O resultado deste estudo indica que o planejamento estratégico tem como foco, arrumar, de modo correto, os trabalhos da organização de maneira operacionalmente apropriado, direcionando a mesma para um futuro mais satisfatório e moderno. Em determinada instituição, o planejamento estratégico tem o propósito de direcionar o rumo dos negócios, cujo fundamento humano é importante em seu mercado de atuação, investigar seus adversários e seus métodos com intuito de obter vantagens competitivas. PALAVRAS-CHAVE: Planejamento Estratégico, Planejamento Empresarial, Vantagem Competitiva. (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) ABSTRACT The objective of this article is to identify the obstacles that managers have to install strategic planning in small organizations and to analyze the probability of installing the instrument. The analysis employed met the attributes of bibliographic research, exploratory and descriptive, followed by a case study, where the approach was carried out by qualitative research. In the case study, an organization of the food supplements branch was used, in which data related to the strategic planning was studied. The data collection was performed through the application of a semi-structured interview, observing information about the manager's understanding of the understanding of business planning. The institution studied does not have strategic planning. The result of this study indicates that strategic planning focuses on correctly arranging the work of the organization in an operationally appropriate way, directing it to a more satisfactory and modern future. In a given institution, strategic planning is intended to direct the direction of business, whose human foundation is important in its market, to investigate its adversaries and its methods in order to obtain competitive advantages. Keywords: Strategic Planning, Business Planning, Competitive Advantages.(Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)
Description: Trabalho apresentado no 9. Fateclog, nos dias 08 e 09 de junho de 2018, em Santos, e validado como Trabalho de Graduação.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6502
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESTAO_EMPRESARIAL_2018_Vanessa_Borges_Santos_Planejamento_estrategico.pdf
  Restricted Access
394.85 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.