Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6459
Title: Cuma
Authors: LOURENÇO, Carolina
LIMA, Everton
SANTOS, Lucas
CAMELO, Yuri
Advisor: SILVA, Fabio Gomes
type of document: Monografia
Keywords: Identidade visual;Jogos de computador
Issue Date: Jun-2018
Publisher: 253
Citation: LOURENÇO, Carolina, LIMA Everton, SANTOS Lucas, CAMELO Yuri. Cuma. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Multimídia) - Escola Técnica Estadual ETEC Jornalista Roberto Marinho (Cidade Monções - São Paulo), São Paulo, 2018.
Abstract: O projeto “Cuma” trata-se de um jogo mobile em formato de RPG (Role-Playing Game - Jogo de Interpretação de Personagens), onde o jogador caminha pela cidade de São Paulo após ter um pesadelo com uma aluna de sua classe sofrendo bullying em sua escola, por ter seu modo de falar diferente. Isso o motivará a coletar palavras e modismos de outros estados, afim de ajudar a colega que acabara de sofrer preconceito linguístico. Ele se desloca pela cidade conversando com pessoas e objetos animados que lhes darão pistas e palavras distintas de determinadas regiões do Brasil. Coletando essas informações, o jogador traduz o que sua colega lhe falou e isso irá desbloquear um novo estado brasileiro e ajuda-lo a subir de nível no jogo. O propósito é passar por todos os estados aprendendo sobre diferentes culturas e modos de falar e usar isso para poder ajudar sua amiga com as pessoas que estão cometendo bully. Com o uso do aplicativo, as crianças têm a oportunidade de conhecer mais sobre os dialetos e expressões de outras regiões brasileiras, tornando-a familiarizada com a diversidade da fala no Brasil, facilitando assim, o entendimento sobre preconceito linguístico, podendo evitar futuros preconceitos internos e a sua volta.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6459
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Memorial Cuma.pdf
  Restricted Access
8.22 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.