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Title: Educação financeira: análise do perfil de estudantes de uma escola técnica e proposta de intervenção educacional.
Authors: INOCÊNCIO, Adriele dos Santos
OLIVEIRA, Flávia Inaê Campos de
FRIGERI, Mariane Cristine
LUZ, Vitor Antônio Pereira
Advisor: SILVA, Gabriela Messias da
SILVA, Antonio Claudio Gonçalves da
Other contributor: SILVA, Antonio Claudio Gonçalves da
SILVA, Gabriela Messias da
GRECCO, José Roberto
type of document: Monografia
Keywords: Educação financeira;Finanças
Issue Date: Jun-2020
Publisher: 029
Citation: INOCÊNCIO, Adriele dos Santos; OLIVEIRA, Flávia Inaê Campos de; FRIGERI, Mariane Cristine; LUZ, Vitor Antonio Pereira. Educação financeira: análise do perfil de estudantes de uma escola técnica e proposta de intervenção educacional. 2020.Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração) - Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2020.
Abstract: No contexto socioeconômico atual, ao se realizar escolhas conscientes relacionadas aos hábitos de vida diária, os indivíduos buscam mais rentabilidade e economia bem como uma maior qualidade de vida. Com isso, a condição educacional da população pode refletir diretamente nos aspectos socioeconômicas de uma nação e aprender desde cedo sobre quais as melhores formas de gerir e utilizar os produtos financeiros é um dos desafios da Educação Financeira. O presente trabalho buscou enfatizar a importância da Educação Financeira nas escolas e em projetos sociais de maneira geral, para a formação de cidadãos com maior consciência e autonomia em suas decisões financeiras. Para a pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico e web gráfico, onde foram selecionados os assuntos e estudos de maior relevância em relação a Educação Financeira para compor o questionário. A pesquisa é de caráter exploratório e de campo, englobando análises quantitativas e descritivas, e foi realizada por meio de um formulário on-line para os alunos do ensino técnico de uma escola estadual, do período noturno, disponibilizado em uma plataforma virtual da instituição pelo período de duas semanas. Grande parte dos entrevistados foi constituída de jovens e jovens-adultos, do sexo feminino, com ensino fundamental, médio e técnico que estavam empregados no momento. Para os participantes o tema proposto já havia sido abordado em sala de aula e muitos compreendiam sobre o que ele englobava, já aplicavam estes conhecimentos diariamente como forma de economia financeira, consumo consciente e poupança, além de considerar a educação como um melhor investimento para se realizar. Porém, muitos relataram ganhar dinheiro o suficiente para pagar as contas ou gastavam compulsivamente, não sobrando ou pensando em investir, além de desconhecer ou conhecer muito pouco o funcionamento de alguns impostos e como ele é aplicado no país. Também foi evidenciado o reflexo da pandemia na vida financeira dos entrevistados, como o desemprego e aumento do preço de produtos essenciais. Através deste estudo foi possível analisar brevemente os conhecimentos sobre a educação financeira dos alunos, identificando lacunas de informação que podem ser preenchidas com mais conhecimento sobre a administração de finanças pessoais. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas relacionadas ao tema, abrangendo maiores públicos em diferentes regiões, que abordem os reflexos da educação financeira no ensino regular em diferentes ambientes escolares do país.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6315
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