Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6315
Title: Educação financeira: análise do perfil de estudantes de uma escola técnica e proposta de intervenção educacional
Other Titles: Financial education: analysis of the profile of students at a technical school and proposal for educational intervention
Authors: INOCÊNCIO, Adriele dos Santos
OLIVEIRA, Flávia Inaê Campos de
FRIGERI, Mariane Cristine
LUZ, Vitor Antônio Pereira
Advisor: SILVA, Gabriela Messias da
SILVA, Antonio Claudio Gonçalves da
Other contributor: GRECCO, José Roberto
type of document: Monografia
Keywords: Educação financeira;Finanças
Issue Date: 16-Jul-2020
Publisher: 029
Citation: INOCÊNCIO, Adriele dos Santos; OLIVEIRA, Flávia Inaê Campos de; FRIGERI, Mariane Cristine; LUZ, Vitor Antonio Pereira. Educação financeira: análise do perfil de estudantes de uma escola técnica e proposta de intervenção educacional. 2020.Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração) - Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2020.
Abstract: No contexto socioeconômico atual, ao se realizar escolhas conscientes relacionadas aos hábitos de vida diária, os indivíduos buscam mais rentabilidade e economia bem como uma maior qualidade de vida. Com isso, a condição educacional da população pode refletir diretamente nos aspectos socioeconômicas de uma nação e aprender desde cedo sobre quais as melhores formas de gerir e utilizar os produtos financeiros é um dos desafios da Educação Financeira. O presente trabalho buscou enfatizar a importância da Educação Financeira nas escolas e em projetos sociais de maneira geral, para a formação de cidadãos com maior consciência e autonomia em suas decisões financeiras. Para a pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico e web gráfico, onde foram selecionados os assuntos e estudos de maior relevância em relação a Educação Financeira para compor o questionário. A pesquisa é de caráter exploratório e de campo, englobando análises quantitativas e descritivas, e foi realizada por meio de um formulário on-line para os alunos do ensino técnico de uma escola estadual, do período noturno, disponibilizado em uma plataforma virtual da instituição pelo período de duas semanas. Grande parte dos entrevistados foi constituída de jovens e jovens-adultos, do sexo feminino, com ensino fundamental, médio e técnico que estavam empregados no momento. Para os participantes o tema proposto já havia sido abordado em sala de aula e muitos compreendiam sobre o que ele englobava, já aplicavam estes conhecimentos diariamente como forma de economia financeira, consumo consciente e poupança, além de considerar a educação como um melhor investimento para se realizar. Porém, muitos relataram ganhar dinheiro o suficiente para pagar as contas ou gastavam compulsivamente, não sobrando ou pensando em investir, além de desconhecer ou conhecer muito pouco o funcionamento de alguns impostos e como ele é aplicado no país. Também foi evidenciado o reflexo da pandemia na vida financeira dos entrevistados, como o desemprego e aumento do preço de produtos essenciais. Através deste estudo foi possível analisar brevemente os conhecimentos sobre a educação financeira dos alunos, identificando lacunas de informação que podem ser preenchidas com mais conhecimento sobre a administração de finanças pessoais. Contudo, ainda são necessárias mais pesquisas relacionadas ao tema, abrangendo maiores públicos em diferentes regiões, que abordem os reflexos da educação financeira no ensino regular em diferentes ambientes escolares do país.
In the current socioeconomic context, when making conscious choices related to daily living habits, individuals seek more profitability and savings as well as a better quality of life. With this, the educational condition of the population can directly reflect on the socioeconomic aspects of a nation and learning from an early age about the best ways to manage and use financial products is one of the challenges of Financial Education. The present work sought to emphasize the importance of Financial Education in schools and in social projects in general, for the formation of citizens with greater awareness and autonomy in their financial decisions. For the research, a bibliographic and web survey was carried out, where the most relevant subjects and studies in relation to Financial Education were selected to compose the questionnaire. The research is exploratory and field-based, encompassing quantitative and descriptive analyzes, and was carried out using an online form for students in the technical education of a state school, in the evening, made available on a virtual platform of the institution by two-week period. Most of the interviewees were young and young adults, female, with elementary, high school and technical education who were currently employed. For the participants, the proposed theme had already been addressed in the classroom and many understood what it encompassed, already applied this knowledge daily as a form of financial economy, conscious consumption and savings, in addition to considering education as a better investment to accomplish. However, many reported earning enough money to pay the bills or spent compulsively, not having any spare or thinking about investing, in addition to not knowing or knowing very little about the operation of some taxes and how it is applied in the country. The impact of the pandemic on the financial lives of the interviewees was also evident, such as unemployment and the increase in the price of essential products. Through this study it was possible to briefly analyze the knowledge about students' financial education, identifying information gaps that can be filled with more knowledge about personal finance management. However, more research related to the theme is still needed, covering larger audiences in different regions, which address the effects of financial education in regular education in different school environments in the country.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6315
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2020_1_adrieleinocencio_educacaofinanceira.pdf
  Restricted Access
828.34 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.