Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6241
Title: Receita com base na dieta cetogênica para os portadores de epilepsia de uma refratária infanto-juvenil
Other Titles: Recipe based on the ketogenic diet for patients with epilepsy in a child-juvenile refractory
Authors: REIMBERG, Ariane
VIANA, Beatriz Sofia Hernandez
CARVALHO, Isabelle Julia
MACHADO, Júlia
CONCEIÇÃO DO Ó, Mariana
Advisor: SOUZA, Suelen Jorge de
SANTO, Marcela Nunes
type of document: Monografia
Keywords: Adolescentes;Alimentação enteral;Crianças;Dieta;Epilepsia;Suplementação alimentar
Issue Date: 2020
Publisher: 238
Citation: REIMBERG, Ariane; VIANA, Beatriz Sofia Hernandez; CARVALHO, Isabelle Júlia; MACHADO, Júlia; Ó, Mariana Conceição do. Receita com base na dieta cetogênica para os portadores de epilepsia refratária infanto-juvenil, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico Nutrição Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2020.
Abstract: A epilepsia refratária é uma síndrome neurológica da que atinge aproximadamente mais de 65 milhões de pessoas no mundo. Principais sintomas são as crises convulsivas, que são ocasionadas pela perturbação ou a atividade excessiva e anormal das células neurotransmissoras. A fim de descobrir um tratamento para os portadores, Wilder observou que ao entrar em estado de jejum, as crises diminuíram, e deu o nome deste processo de “dieta cetogênica”. Esta dieta é um método rigoroso de regime alimentar, onde é utilizada simultaneamente com suplemento de minerais e vitaminas. Objetivos: Elaborar uma preparação alimentícia caseira, de via enteral, com baixo custo e de acordo com a dieta cetogênica (DC) para pacientes com epilepsia refratária (ER). Metodologia: Através da leitura de artigos, foram analisadas as composições da dieta cetogênica, para a determinação dos ingredientes que poderiam compor uma receita de nutrição enteral caseira. Devido à ocorrência da pandemia provocada pelo COVID-19, foram realizados testes em cozinha doméstica. Foi realizado também um formulário do Google Forms, direcionado a um grupo de pacientes portadores do distúrbio. O resultado da pesquisa foi divulgado em um grupo de uma rede social, onde os integrantes são portadores ou responsáveis do portador. Resultados e Discussão: Foi desenvolvido a preparação, e visto que tais alimentos possuem soluções fitoterápicas. Analisou-se também o preço da preparação feita, com a fórmula industrializada, e representações de gráficos sobre as perguntas elaboradas. Conclusão: A receita, juntamente com suplementação, pode amenizar a frequência das crises convulsivas e outros sintomas, o formulário criado contribuiu com a identificação dos principais sintomas desses indivíduos e suas opiniões sobre a estética da bebida. Uma sugestão seria criar mais receitas e preparações caseiras baseadas na pirâmide da DC e explorar informações referentes a aceitabilidade e avaliação de pacientes com ER, em relação a fórmulas e bebidas, sendo a última de preferência caseira para que possa ser feita em casa de maneira simples, de baixo custo e saborosa. Palavras-chave: “ketogenic diet”, “kids and ketogenic diet”, “epilepsia refratária”, “crianças e adolescentes e a epilepsia”, “tipos de epilepsia”, “dietas enterais”, “dietas enterais artesanais” e “fórmulas industrializadas”.
Refractory epilepsy is a neurological syndrome that affects approximately more than 65 million people worldwide. Main symptoms are seizures, which are caused by disturbance or excessive and abnormal activity of neurotransmitter cells. In order to find a treatment for sufferers, Wilder noted that upon entering a fasting state, seizures diminished, and he named this process the "ketogenic diet." This diet is a rigorous method of diet, where it is used simultaneously with a supplement of minerals and vitamins. Objectives: To develop a homemade food preparation, by enteral route, with low cost and according to the ketogenic diet (DC) for patients with refractory epilepsy (RE).
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6241
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Receita baseada na Dieta Cetogênica.pdf
  Restricted Access
827.55 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.