Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Esmeralda Aparecida de-
dc.contributor.authorSILVA, Gabriela Pereira-
dc.date.accessioned2021-11-11T17:13:51Z-
dc.date.available2021-11-11T17:13:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriela Pereira. As soft skills como ferramenta do profissional de secretariado, 2021. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6240-
dc.description.abstractO profissional de secretariado está em constante evolução, incorporando às suas funções, antes meramente operacionais, a tecnologia aliada ao relacionamento humano. Tendo em vista que, atualmente as competências comportamentais têm sido mais valorizadas do que as competências técnicas na contratação e permanência de profissionais no mercado de trabalho, pesquisa-se sobre as soft skills de modo a entender em que grau elas afetam a carreira do profissional de secretariado. O objetivo deste artigo foi descrever o que são as soft skills, identificar a importância das soft skills nas relações interpessoais e mostrar a relação entre o profissional de secretariado e as soft skills no ambiente de trabalho. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica que tem como base autores brasileiros e norte-americanos, que abordam as soft skills como competência do futuro para profissionais bem sucedidos, e em conjunto com essa metodologia, utilizou-se também uma pesquisa quantitativa descritiva para coleta de dados sobre uma amostra de 82 profissionais da área secretarial. Diante disso, verifica-se que o secretário executivo que tem soft skills se sobressai frente aos outros indivíduos, e que ao descobrir seus pontos a melhorar, esse indivíduo tem a possibilidade de se reinventar. Seu tempo empregado investindo em desenvolvimento dessas competências, aumenta tanto o ganho individual quanto coletivo, o tornando eficaz para lidar consigo mesmo e com o seu próximo. Dessa maneira, o profissional de secretariado contribui efetivamente para o crescimento da organização, que, sabendo potencializar as soft skills dos seus funcionários, tem maiores chances de se destacar em sua área de atuação.pt_BR
dc.description.abstractThe secretarial professional is constantly evolving, he is incorporating in his functions, previously merely operational, the technology combined with human relationships. Bearing in mind that, currently, soft skills have been valued more than hard skills in hiring and remaining professionals in the labor market, is necessary research about soft skills to understand what degree they affect the career of the Administrative secretariat professional. The objective of this article was to describe what soft skills are, identify the importance ofsoft skills on interpersonal relationships and show the relationship between the secretariat professional and soft skills in 2 work environment. A bibliographic research is carried out, based on Brazilian and North American authors, who approach soft skills as a competence of the future for successful professionals, and together with this methodology, a descriptive quantitative research was also used to data collection on a sample of 82 secretarial professionals. In this case, it appears that the executive secretary who has soft skills stands out from other individuals, and that upon discovering his points for improvement, that individual has the possibility to reinvent himself. Your time spent investing in developing these skills increases both individual and collective gains, making you effective in dealing with yourself and others. In this way, the secretarial professional contributes effectively to the growth of the organization, which, knowing how to leverage the soft skills of its employees, is more likely to stand out in its area of expertisept_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariadopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002pt_BR
dc.subjectAutomação de escritóriospt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectRelações de trabalhopt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectInteligência empresarialpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAs soft skills como ferramenta do profissional de secretariadopt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
automacaodeescritorioesecretariado_2020_2_gabrielapereirasilva_assoftskillscomoferramenta (1) (1).pdf
  Restricted Access
874.34 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.