Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6239
Title: Perfil do adolescente diabético: a terapia nutricional como ferramenta de controle glicêmico.
Other Titles: Diabetic adolescent profile: nutritional therapy as a glycemic control tool
Authors: LUIZ, Eduarda Victoria do Nascimento
SANDES, Giovanna Helena Jesus
AVI, Giovanna Gonçalves Passos
SANTOS, Luiz Gustavo Garcez Ferreira
FERREIRA, Raphaella Boscarioli Jaremciuc
SOUSA, Taynara Soares de Melo
Advisor: SOUZA, Suelen Jorge de
SANTO, Marcela Nunes
type of document: Monografia
Keywords: Adolescentes;Diabetes mellitus;Hiperglicemia;Redes sociais;Pesquisa;Terapia nutricional
Issue Date: 2020
Publisher: 238
Citation: LUIZ, Eduarda Victoria do Nascimento; SANDES, Giovanna Helena Jesus; AVI, Giovanna Gonçalves Passos; SANTOS, Luiz Gustavo Garcez Ferreira; FERREIRA, Raphaella Boscarioli Jaremciuc; SOUSA, Taynara Soares de Melo. Perfil do adolescente diabético: a terapia nutricional como ferramenta de controle glicêmico, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico Nutrição Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2020.
Abstract: A Diabetes Mellitus tipo 1 é uma patologia comum na infância e na adolescência, ela impede a produção ou utilização da insulina pelo organismo devido a destruição das células do pâncreas. O não seguimento de um tratamento e de uma terapia nutricional adequada pode resultar em um alto nível glicêmico. Objetivos: Desenvolver um perfil em uma rede social que auxilie o diabético no acesso prático a receitas modificadas com embasamento científico em artigos. Metodologia: Participaram do estudo 304 pessoas que poderiam ou não possuir a Diabetes Mellitus tipo 1, de ambos os sexos, entre 12 a 18 anos de forma específica e maiores de 18 anos de forma ampla. No formulário foram solicitadas as seguintes informações: 1) Idade; 2) Sexo (Não obrigatória); 3) Se possuía ou não a patologia; 4) Qual o tipo da Diabetes; 5) Com qual idade descobriu-se a doença; 6) Quais as dificuldades enfrentadas; 7) Com que frequência realiza-se o uso das redes sociais; 8) Opinião pessoal em relação a importância da promoção a educação nutricional em um perfil na internet; 9) Opinião pessoal em relação ao acesso desse perfil; 10) Opinião pessoal em relação ao tipo de conteúdo que acompanharia. Os dados coletados ocorreram por meio de um questionário disponibilizado na internet com acesso restrito a quem foi disponibilizado o endereço do site.
Type 1 Diabetes Mellitus is a common pathology in childhood and adolescence, it prevents the production or use of insulin by the body due to the destruction of cells in the pancreas. Failure to follow proper treatment and nutritional therapy can result in a high blood glucose level. Objectives: Develop a profile on a social network that helps diabetics in practical access to modified recipes with scientific basis in articles. Methodology: The study included 304 people who could or could not have Diabetes Mellitus type 1, of both genders, between 12 and 18 years of age specifically and over 18 years of age. The following information was requested on the form: 1) Age; 2) Gender (Not mandatory); 3) Whether or not he had the pathology; 4) What is the type of Diabetes; 5) At what age was the disease discovered; 6) What are the difficulties faced; 7) How often do you use social media; 8) Personal opinion regarding the importance of promoting nutrition education in an internet profile; 9) Personal opinion regarding access to this profile; 10) Personal opinion regarding the type of content you would follow. The data collected occurred through a questionnaire made available on the internet, with access restricted to those who provided the website address.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6239
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Perfil do Adoslecente Diabético.pdf
  Restricted Access
621.43 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.