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Title: Competências socioemocionais e interculturalidade na formação do tecnólogo em automação de escritórios e secretariado
Authors: SARMENTO, William Ramos
NEVES, Winne Tayná Torres
metadata.dc.contributor.advisor: BATISTA, Sueli Soares dos Santos
metadata.dc.contributor.other: SOARES, Luís Augusto Severo
LIMA, Maria do Carmo Ferreira
metadata.dc.type: Monografia
Keywords: Automação de escritórios;Educação;Competência profissional;Comportamento organizacional;Produtividade no trabalho;Aprendizagem organizacional
Issue Date: 2021
Publisher: 002
Citation: SARMENTO, William Ramos; NEVES, Winne Tayná Torres. Competências socioemocionais e interculturalidade na formação do tecnólogo em automação de escritórios e secretariado, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.
Abstract: As competências socioemocionais estão relacionadas ao comportamento do indivíduo visando a produtividade no trabalho. A essas se somam habilidades voltadas à interculturalidade, porém com um sentido mais amplo, buscando as diferenças culturais. Ambas têm conquistado espaço nas instituições de ensino e nas diretrizes educacionais, sendo requisitadas ainda mais depois da crise causada pela Covid-19. O que essas competências representam para a Educação Profissional e Tecnológica e qual o seu alcance na formação do tecnólogo? Diante dessa indagação norteadora, o objetivo geral deste estudo é apresentar e discutir a relevância das competências socioemocionais e da interculturalidade na Educação Profissional e Tecnológica, apontando suas relações com a educação contemporânea. O objetivo específico é examinar a incidência dessas competências no Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado no contexto da Faculdade de Tecnologia de São Paulo. A metodologia adotada é de natureza descritiva e qualitativa. Acompanhando a pesquisa bibliográfica, há também uma investigação sobre as diretrizes internacionais e documentos legais que legitimam a adoção da educação por competências no ensino básico e superior com vistas à profissionalização, havendo uma análise sobre o plano do curso em pauta. A contribuição deste estudo é apresentar os limites e as possibilidades da proposição e desenvolvimento das competências socioemocionais e da interculturalidade no curso de Automação de Escritórios e Secretariado e na Educação Profissional e Tecnológica, sobretudo no eixo tecnológico de gestão e negócios.
Socioemotional competencies are connected to one’s behavior whose focus lies on productivity in a working environment. In addition to these competencies, there are also skills related to interculturality, but in a broader sense, focusing on cultural differences, they both have been gaining space in educational institutions and educational guidelines, and after the crisis caused by Covid-19 it has been even more requested. What do these competencies represent for Professional and Technological Education and what is their scope in the training of the technologist? Based on these guiding questions, the general objective of this study is to present and discuss the relevance of socioemotional competencies and interculturality in Professional and Technological Education, pointing out their connection with contemporary education. The specific objective is to examine the incidence of such competencies in the Office Automation and Secretarial Technology Course in the context of the Technology College of São Paulo. The methodology applied is descriptive and qualitative in nature, accompanying the bibliographical research, there is also an investigation about the international guidelines and legal documents that legitimize the adoption of education by competencies in basic and higher education with a view to professionalization, and the plan of the course in question has also been analyzed. The contribution of this study is to present the limits and possibilities of the proposition and development of socioemotional competencies and interculturality in the Office Automation and Secretarial course and in the Professional and Technological Education, especially in the technological axis of management and business.
Las competencias socioemocionales están relacionadas con el comportamiento del individuo, cuyo enfoque se encuentra en la productividad en el trabajo. A estas se suman las habilidades inclinadas a la interculturalidad, pero con un significado más amplio, apuntando a las diferencias culturales. Ambas han conquistado espacio en las instituciones de enseñanza y en las directrices educativas, siendo requeridas aún más tras la crisis provocada por el Covid-19. ¿Qué representan estas competencias para la Educación Profesional y Tecnológica y cuál es su alcance en la formación de tecnólogos? Ante esta indagación orientadora, el objetivo general de este estudio es presentar y discutir la relevancia de las competencias socioemocionales y la interculturalidad en la Educación Profesional y Tecnológica, señalando sus relaciones con la educación contemporánea. El objetivo específico es examinar la incidencia de estas competencias en el Curso Superior de Tecnología en Automatización de Oficinas y Secretariado en el contexto de la Facultad de Tecnología de São Paulo. La metodología adoptada es descriptiva y cualitativa. Acompañando la investigación bibliográfica, también se cuenta con un estudio sobre las directrices internacionales y los documentos legales que legitiman la adopción de la educación por competencias en la educación básica y superior con miras a la profesionalización; además, se incluye un análisis del plan de estudios en cuestión. El aporte de este estudio es presentar los límites y posibilidades de la propuesta y desarrollo de competencias socioemocionales e interculturalidad en el curso de Automatización de Oficinas y Secretariado y en la Educación Profesional y Tecnológica, especialmente en el área tecnológica de gestión y negocios.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6216
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