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Title: Avaliação do conhecimento e estímulo ao consumo de ervas
Other Titles: Assessment of knowledge and encouragement of herbal consumption
Authors: SILVA, Ihorrany Morgana da
SILVA, Joyce Paixão
COSTA, Neide Maria Vieira de Matos
FREITAS, Pamella Mendes
PALOMBO, Rosemari de Oliveira
LIMA, Tatiane Aparecida de Oliveira
SILVA, Thaisy Amaral
Advisor: SANTO, Marcela Nunes
SOUZA, Suelen Jorge de
type of document: Monografia
Keywords: Alimentos funcionais;Análise sensorial de alimentos;Hábitos alimentares;Promoção da saúde
Issue Date: 2015
Publisher: 238
Citation: SILVA, Ihorrany Morgana da; SILVA, Joyce Paixão; COSTA, Neide Maria Vieira de Matos; FREITAS, Pamella Mendes; PALOMBO, Rosemari de Oliveira; LIMA, Tatiane Aparecida de Oliveira; SILVA, Thaisy Amaral. Avaliação do conhecimento e estímulo ao consumo de ervas, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico Nutrição Díetética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2015..
Abstract: O presente trabalho mostra os efeitos benéficos dos alimentos funcionais, aqueles que podem trazer benefícios à saúde se consumidos no cotidiano em uma dieta equilibrada, dando enfoque as ervas aromáticas. Objetivos. Avaliar o conhecimento e estimular o consumo de ervas. Elaborar e aplicar preparações utilizando ervas, e realizar análise sensorial das preparações com estudantes e funcionários de uma Escola Técnica. Metodologia. Estudo com delineamento transversal desenvolvido com um grupo de 37 pessoas. Houve coleta de informações pertinentes ao estudo e análise sensorial de três preparações à base de quatro ervas. Para a determinação do teste de aceitação foi utilizada a escala estruturada de 7 pontos. Resultados e Discussão. O grupo do estudo apresentou bom conhecimento sobre as ervas apresentadas e considerável consumo diário, no entanto a variedade é restrita. Na análise sensorial as três preparações obtiveram boa aceitação, principalmente em relação ao sabor, devido à diminuição do sal nas preparações. Conclusão. Foi observado que os estudantes tinham algum conhecimento sobre ervas tradicionais, como o orégano, mas o uso de ervas não faz parte do cotidiano como um alimento funcional. Na análise sensorial, as preparações obtiveram boa aceitação, porém na intenção de compra, caso os produtos existissem no mercado, ficou evidenciada aprovação somente de duas preparações. Diversos são os fatores que influenciam na escolha da alimentação diária e consumo de ervas é uma alternativa saudável que traz grandes benefícios à saúde do ser humano devido a função funcional.
This study shows the beneficial effects of functional foods, those that can bring benefits to health if consumed in everyday life in a balanced diet, by focusing in herbs. Objectives. Evaluate the knowledge and encourage the consumption of herbs. Develop and implement preparations using herbs, and perform sensory analysis of preparations with students and staff of a technical school. Methodology. Cross sectional study developed with a group of 37 people. There was gathering relevant information to study and sensory analysis of three out of four herbal preparations. To determine the acceptance, it was done a test using a structured 7-point scale. Results and Discussion. The group investigated had good knowledge about the herbs and presented considerable daily consumption, however the variety is restricted. In the sensorial analysis the three preparations showed good acceptance, especially in relation to flavor, due to the decrease salt in prepared. Conclusion. It was found that students had some knowledge on traditional herbs such as oregano, but the use of herbs is not part of daily life as a functional food. In the sensorial analysis, preparations had good acceptance, but in purchase aquisition, if the products existed on the market, it would be problably acepted only two preparations. There are several factors that influence the choice of the daily diet and consumption of herbs is a healthy alternative that brings great benefits to human health due to functional role.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6135
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