Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6093
Title: Conhecimentos dos alunos do curso de Técnico em Enfermagem de uma Escola Técnica do Estado de São Paulo, acerca do aborto e suas consequências
Authors: ROMERO, Ademilson
PEREIRA, Alessandra Cristina Teixeira
LUSTOSA, Helena Maria Lima
SILVA, Jéssica Oliveira
MOREIRA, Ricardo Rocha
Advisor: MOTA, Sérgia Cristina Haddad
type of document: Monografia
Keywords: Aborto;Saúde da mulher;Serviços de saúde da mulher
Issue Date: Jun-2021
Publisher: 029
Citation: ROMERO, Ademilson; PEREIRA, Alessandra Cristina Teixeira; LUSTOSA, Helena Maria Lima; SILVA, Jéssica Oliveira; MOREIRA, Ricardo Rocha. Conhecimentos dos alunos do curso de Técnico em Enfermagem de uma Escola Técnica do Estado de São Paulo, acerca do aborto e suas consequências. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Enfermagem) - Etec Profa. Anna de Oliveira Ferraz, Araraquara, 2021.
Abstract: O abortamento é entendido como a interrupção da gestação (espontânea ou voluntária) até 20 ou 22 semanas com o embrião ou feto com peso corporal inferior a 500 gramas. Após esse período, parto prematuro é a denominação correta porque a partir desse momento, é possível o feto sobreviver. O aborto se caracteriza como importante problema de Saúde Pública, com um grande número de mortes de mulheres e de fetos, geralmente induzidos por métodos e instrumentos rudimentares, por pessoas não qualificadas para tais procedimentos.Este trabalho tem como objetivo geral avaliar o conhecimento de alunos do curso de Técnico em Enfermagem de uma Escola Técnica do Estado de São Paulo, acerca do aborto e suas consequências para a mulher e para a sociedade. E objetivo específico de contribuir para que esses alunos sejam multiplicadores de informações como futuros profissionais da Enfermagem, atuando diretamente com a população nos cuidados de saúde, visando à conscientização e prevenção do aborto. A coleta de dados foi realizada com estudo Quali-Quantitativo (questionário), através da Plataforma Teams, com aplicação do formulário online, composto por oito perguntas de múltipla escolha e uma pergunta aberta, utilizando o Google Forms, com os alunos do curso Técnico em Enfermagem 2º e 3º Módulo (maiores de 18 anos). Os resultados demonstram que a maioria dos alunos do segundo e terceiro módulos do curso de Técnico de Enfermagem da ETEC “Profª Anna de Oliveira Ferraz” apresentam ótimo nível de conhecimento acerca do aborto e suas consequências para a mulher e para a sociedade, em função das respostas apresentadas corroborarem com os dados da literatura. Conclui-se que, em quase sua totalidade, os alunos apresentaram respostas coerentes com o conceito de Humanização, como princípio fundamental no atendimento integral às mulheres em processo de abortamento, independentemente do tipo de aborto ocorrido (legal ou ilegal), devendo sempre ser garantido à mulher um atendimento digno, adequado e sobretudo, com empatia.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6093
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
enfermagem_2021_1_ademilsonromero_conhecimentodosalunos.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.