Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6031
Title: Previsão do limite de escomento convencional de aços sae 1006 laminados a quente através do método de regressão linear múltipla
Authors: SOUZA, Wellington Rodrigues de
Advisor: MARTINS, Luis Fernando Maffeis
type of document: Monografia
Keywords: Materiais;Metais;Aço fundido (propriedades mecânicas);Conformação mecânica;Escoamento
Issue Date: 2021
Publisher: 002
Citation: SOUZA, Wellington Rodrigues de. Previsão do limite de escoamento convencional de aços sae 1006 laminados a quente através do método de regressão linear múltipla, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Materiais) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2021.
Abstract: Os metais constituem o mais expressivo grupo de materiais de construção em toda cultura tecnologicamente avançada, graças às incontáveis aplicações nos vários campos da engenharia. O seu crescente emprego e relevância deve-se ao conhecimento adquirido sobre as suas propriedades e comportamento, sendo que, ainda há o constante estudo e aperfeiçoamento de novos métodos de fabricação, tratamento térmico e o desenvolvimento de novas ligas. Entretanto devido os materiais metálicos serem largamente utilizados, se faz necessário o desenvolvimento de novas técnicas que minimizem os gastos tempo e dinheiro para determinar certas propriedades mecânicas. O presente trabalho teve como objetivo prever o limite escoamento de aços laminados a quente utilizando-se da regressão linear múltipla para concretizar esse propósito. Utilizou-se bobinas de espessuras distintas desde 2,00 mm até 6,30 mm, de maneira geral a maioria das bobinas conseguiram ser representadas de forma efetiva pelo modelo de regressão linear múltipla, principalmente as bobinas de espessura de 3,00 mm que não apresentaram desvios significativos do limite de escoamento previsto, já outras bobinas como a de 3,20 mm algumas amostras não conseguiram ser explicadas pelo modelo de regressão linear múltipla, o que pode explicar esse comportamento são fatores externos que influenciam diretamente no limite de escoamento do material, como por exemplo variação de composição química e metodologia aplicada no ensaio de tração. Por fim, o modelo aqui aplicado pode sim ser utilizado para prever o limite de escoamento de bobinas laminadas a quente, sabendo que, futuramente uma metodologia similar poderá ser aplicada a outros materiais metálicos com o intuito de prever outras propriedades.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6031
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
materiais_2021_1_wellingtonrodriguesdesouza_previsaodolimitedeescoamento.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.