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Title: PANC: consumo consciente de alimentos
Other Titles: PANC: conscious food consumption
Authors: SOUZA, Bárbara Vitória Barnabé
SIQUEIRA, Fernanda
ALMEIDA, João Pedro Oliveira
SANTOS, Juliana Guedes dos
VIEIRA, Lauane Beatriz Lima
SOUZA, Rafaela Pereira de
Advisor: SANTO, Marcela Nunes
SOUZA, Suelen Jorge de
type of document: Monografia
Keywords: Alimentação alternativa;Alimentação humana;Alimentos de origem vegetal;Alimentos não convencionais;Plantas comestíveis
Issue Date: 2018
Publisher: 238
Citation: SOUZA, Bárbara Vitória Barnabé; SIQUEIRA, Fernanda; CARVALHO, Giovanna Silva Lages; ALMEIDA, João Pedro Oliveira; SANTOS, Juliana Guedes dos; VIEIRA, Lauane Beatriz Lima. PANC: consumo consciente de alimentos, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2018.
Abstract: A forma da alimentação humana vem sofrendo mudanças ao longo dos anos, com exploração da biodiversidade disponível no território nacional e internacional. Porém, a falta de informação é um obstáculo na obtenção de uma dieta equilibrada e livre de agrotóxicos. Nesse contexto, a utilização de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) é uma alternativa, devido suas características nutricionais, podendo complementar o cardápio da população. Objetivo: Promover o consumo de PANC. Metodologia: Foi realizado um workshop para estudantes de uma escola técnica estadual localizada na zona sul de São Paulo, abordando os seguintes temas: breve introdução às PANC, identificação, cultivo, propriedades nutricionais, importância ecológica, o uso em receitas e degustação de preparações contendo PANC (esfiha de taioba e do pão de ora-pro-nóbis). Questionários foram aplicados antes e depois da realização do workshop. Para desenvolvimento de documentário sobre o tema, realizou-se uma filmagem e registo de imagens do workshop realizado, além de entrevistas com especialistas no assunto, foi elaborado um documentário sobre as PANC. Resultados e Discussão: Foi identificado que a maioria (72,8%) dos estudantes desconhecia o assunto, mas tinha interesse em conhecer (84,6%) e poucos (28,7%) já haviam consumido alguma PANC. As preparações obtiveram grande aceitação pelo público (81,8% para o sabor do pão e 78,7% para a aparência da esfiha), que se sentiu motivado a cultivar e colaborar com a promoção das PANC. O documentário desenvolvido foi divulgado nas redes sociais para alcançar o maior número de visualizações e propagar as informações, podendo promover o consumo das PANC. Conclusão: O workshop e o documentário desenvolvido permitiram a integração entre o conhecimento acadêmico e o senso comum, a respeito da biodiversidade, alternativas alimentares e aplicação de recursos para a promoção da utilização das PANC no hábito alimentar, reconhecendo seu valor econômico, nutricional e cultural.
The form of human nutrition has undergone changes over the years, with the exploitation of available biodiversity in the national and international territory. However, lack of information is an obstacle in obtaining a balanced and pesticide-free diet. In this context, the use of Non-Conventional Food Plants (PANC) is an alternative, due to its nutritional characteristics, and can complement the population's menu. Objective: Promote the consumption of PANC. Methodology: A workshop was held for students from a state technical school located in the south of São Paulo, covering the following topics: brief introduction to PANC, identification, cultivation, nutritional properties, ecological importance, use in recipes and tasting of preparations containing PANC (sfiha of taioba and ora-pro-nobis bread). Questionnaires were applied before and after the workshop. To develop a documentary on the subject, a filming and recording of images of the workshop was carried out, in addition to interviews with experts on the subject, a documentary on the PANC was prepared. Results and Discussion: It was identified that the majority (72.8%) of the students were unaware of the subject, but were interested in knowing it (84.6%) and few (28.7%) had already used any PANC. The preparations were widely accepted by the public (81.8% for the flavor of the bread and 78.7% for the appearance of the sfiha), who felt motivated to cultivate and collaborate with the promotion of the PANC. The developed documentary was disseminated on social networks to reach the greatest number of views and spread the information, which could promote the consumption of the PANC. Conclusion: The workshop and the documentary developed allowed for the integration between academic knowledge and common sense, regarding biodiversity, food alternatives and application of resources to promote the use of PANCs in the eating habits, recognizing their economic, nutritional and cultural value .
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5995
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