Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5949
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Deyse Sene de Melo-
dc.contributor.advisorMORAIS, Leônidas Magno de-
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Carolina de Paula-
dc.contributor.authorNUNES, Ana Clara de Araújo-
dc.contributor.authorSOUZA, Guilherme Moreira de-
dc.contributor.authorMARIA, Milena Miranda Viesba-
dc.date.accessioned2021-09-30T18:53:29Z-
dc.date.available2021-09-30T18:53:29Z-
dc.date.issued2019-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Carolina de Paula Santos; NUNES, Ana Clara de Araújo; SOUZA, Guilherme Moreira de; MARIA, Milena Miranda Viesba. Planejamento estratégico em uma microempresa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Pe. Carlos Leôncio da Silva, Lorena, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5949-
dc.description.abstractNeste artigo apresenta-se a importância do planejamento estratégico nas microempresas ele se mostra presente na maioria delas, e se torna ainda mais escasso quando falamos de microempresas familiares. As microempresas se encontram em maior número no Brasil, atuando altamente na economia do país. O objetivo deste artigo é a aplicação da ferramenta estratégica Matriz SWOT em uma microempresa do ramo de artigos de festas utilizando seus quadrantes (Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça) auxiliando o empreendedor a conhecer o seu negócio, analisar os ambientes e avaliar possíveis ameaças internas e externas. Os resultados demonstram que um planejamento estratégico com a ferramenta certa auxilia no crescimento e prepara a empresa para possíveis riscos e ameaças. Conclui- se que a proposta permite que a empresa construa a sua identidade organizacional além de permitir o seu posicionamento estratégico no mercado.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the importance of strategic planning in microenterprises; he shows most of them, and becomes even scarcer when we talk about family microenterprises. As microenterprises are found in greater numbers in Brazil, acting highly in the economy of the country. The purpose of this article is to apply the SWOT Matrix strategic tool to a micro-enterprise of the article industry that uses its quadrants (Strength, Opportunity, Weakness and Threat), to help the entrepreneur to know his business, analyze the environments and use internal tests. and external. The results demonstrate strategic planning with a growth-enhancing tool and prepare a company for potential risks and threats. Conclude that a proposal allows a company to build its organizational identity in addition to allowing its strategic positioning in the market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher240pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico em uma microempresapt_BR
dc.title.alternativeStrategic Planning in a Microenterprisept_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2019_2_anacarolinadepaulasantos_planejamento_estrategico_em_uma_microempresa.pdf
  Restricted Access
223.08 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.