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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5813
Title: | Inserção da cultura negra no ambiente institucional |
Authors: | DIAS, Gabriel Castro CARLOS, João Pedro S BESERRA, Joyce Beatriz REZENDE, Lucas Alves ALENCAR, Mateus Mucci de GOMES, Paula AQUINO, Rafael Pereira SILVA, Rebeca Ferreira da |
Advisor: | COELHO, Ronaldo Pereira |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Administração |
Issue Date: | Jun-2021 |
Publisher: | 172 |
Citation: | DIAS, G. C. ; CARLOS, J. P. S; BESERRA, J. B.; REZENDE, L. A.; ALENCAR, M. M. de; GOMES, P.; AQUINO, R. P.; SILVA, R. F. da. Inserção da cultura negra no ambiente institucional, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2021 |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo promover a inserção da cultura negra no
ambiente institucional, para assim aumentar o acervo informacional a respeito
da cultura negra e afrobrasileira de modo que durante a formação acadêmica,
cada pessoa aprenda sobre a real cultura negra, não se limitando a aprender
somente sobre a escravidão, mas sim sobre os saberes de todo um povo, o
artigo busca denotar que aprender sobre a África é tão importante para a
população brasileira, quanto aprender sobre a Europa. Abordando questões
históricas e sociais o artigo promove uma reflexão e um debate sobre a forma
hipócrita como a sociedade brasileira é estruturada diante da própria
pluralidade populacional e cultural, mostrando como valores nocivos e
retrógados conseguiram se perpetuar até a atualidade mesmo sendo advindos
de séculos atrás. O artigo aborda sobre os impactos que a inserção da cultura
negra ira trazer para a população em geral, mostrando que através da
educação adequada sobre o tema, é possível causar uma grande mudança na
sociedade, pois através da inserção da cultura negra abordando todos os
aspectos presentes na historia do continente africano, as novas gerações
assim como todos que serão alcançados por essa mudança, poderiam denotar
que não são descendentes de escravos, mas sim de escravizados, pessoas
que possuem vidas e historias que datam de antes da escravidão, historias
essas que por sua perpetuam lendas e ensinamentos, falam sobre reis e
rainhas, guerreiros e guerreiras. Por fim o artigo demonstra que através do
ensino adequado sobre cultura negra, a população preta do Brasil, não teria
tantos problemas de aceitação da própria negritude, problemas que por sua
vez são decorrentes de inúmeras questões melhor abordadas no artigo, no
entanto o artigo demonstra o porquê a todos devem a aprender sobre a cultura
negra e não somente aqueles a quem essa cultura pertence. This article aims to promote the insertion of black culture in the institutional environment, in order to increase the information collection about of black and Afro-Brazilian culture so that during academic training, each person learn about real black culture, not just learning only about slavery, but about the knowledge of an entire people, the article seeks to denote that learning about Africa is so important for Brazilian population, as well as learning about Europe. addressing issues historical and social the article promotes a reflection and a debate on the way hypocritical how Brazilian society is structured in the face of its own population and cultural plurality, showing how harmful values and retrogrades managed to perpetuate themselves to the present day even though they came from from centuries ago. The article addresses the impacts that the insertion of culture black will bring to the general population, showing that through adequate education on the subject, it is possible to cause a great change in the society, because through the insertion of black culture addressing all aspects present in the history of the African continent, the new generations as well as everyone who will be reached by this change, could denote who are not descendants of slaves, but of enslaved people, people who have lives and stories that date back to before slavery, stories those who perpetuate legends and teachings, talk about kings and queens, warriors and warriors. Finally, the article demonstrates that through the adequate teaching about black culture, the black population of Brazil, would not have so many problems of acceptance of one's own blackness, problems that in turn result from numerous issues better addressed in the article, in the however the article demonstrates why everyone should learn about the culture black and not just those to whom this culture belongs. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5813 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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