Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORASCO, Claudia Maria Napolitano Sanchez-
dc.contributor.authorMARIMOTO, Carolina Fernanda Harumi Yanagiwara-
dc.date.accessioned2021-09-16T16:37:20Z-
dc.date.available2021-09-16T16:37:20Z-
dc.date.issued2020-11-
dc.identifier.citationMARIMOTO, Carolina Fernanda Harumi Yanagiwara.. Criação de álbum de figurinha como incentivo ao empreendedorismo corporativo e inovação em uma EBT. 2020. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) – Fatec São Carlos, São Carlos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5807-
dc.descriptionTrabalho apresentado no XV Congresso de Iniciação Científica da Uniara – CICpt_BR
dc.description.abstractO empreendedorismo, que sempre foi associado a criação de novos negócios, adquire nova dimensão e volta-se para dentro das organizações denominado empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo e transforma pessoas em agentes de inovação. As organizações para não sofrerem com a perda da competitividade buscam a constante renovação que se reflete na adoção de práticas de gestão que possam incentivar ações empreendedoras. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar que a adoção de práticas lúdicas promove ambiente propício ao empreendedorismo corporativo e à inovação. A prática lúdica adotada foi a criação de um álbum de figurinha, adaptado ao ambiente da empresa objeto desta pesquisa, que a transformou em uma confederação, suas equipes internas em verdadeiros times esportivos e as metas organizacionais em jogos com fases e etapas definidas de acordo com as atividades organizacionais. O álbum foi desenvolvido pela autora e a empresa forneceu um para cada colaborador. A aquisição das figurinhas estava relacionada ao cumprimento das metas estipuladas pelos líderes da empresa. De natureza qualitativa e exploratória, esta pesquisa, desenvolvida pela 1ª autora, através de relato de experiência e observação direta. A pesquisa se justifica pela necessidade de encontrar práticas que auxiliem na criação de ambiente propício a manifestação do empreendedorismo corporativo e a inovação. Os resultados demonstraram que o uso de tais práticas incentivou o empreendedorismo corporativo e promoveu inovações de processos. Dentre os principais resultados citamos: aumento da taxa de retenção de clientes e volume de vendas, integração de equipes, manutenção de bom clima organizacional mesmo diante de pressões por entregas e a identificação de habilidades que motivaram promoções.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher269pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleCriação de álbum de figurinha como incentivo ao empreendedorismo corporativo e inovação em uma EBTpt_BR
dc.title.alternativeCreation of a sticker album as an incentive to corporate entrepreneurship and innovation in an EBTpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.