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Title: Implantação de programa de endomarketng como incentivo a inovação em empresa de base tecnológica
Other Titles: Implementation of an endomarketing program as an incentive for innovation in a technology-based company
Authors: SANTOS, Rafael Fernandes dos
Advisor: MORASCO, Claudia Maria Napolitano Sanchez
type of document: Artigo científico
Keywords: Endomarketing;Inovação;Comunicação interna;Competitividade
Issue Date: Nov-2020
Publisher: 269
Citation: SANTOS, Rafael Fernandes dos. Implantação de programa de endomarketng como incentivo a inovação em empresa de base tecnológica. 2020. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) – Fatec São Carlos, São Carlos, 2020.
Abstract: No mundo corporativo há uma incessante busca por inovação e novas tecnologias para diferenciação de produto ou serviço no mercado. Mesmo que boa parte dos esforços estejam direcionados a criar novos processos, pesquisas de mercado e inovações de produtos, é crescente a compreensão da necessidade de ser dada atenção especial aos colaboradores internos por serem os principais agentes em todos os processos da organização principalmente nos de mudanças, tendo fundamental importância nos objetivos e em todas as ações estratégicas da organização. Ampliar canais de comunicação interna e adotar programa de endomarketing alinham os objetivos da empresa a de seus colaboradores internos, criando um ambiente de interação e estimulando a iniciativa e a atitude criativa. O objetivo deste estudo é demonstrar que a implantação de um programa de endomarketing impacta positivamente na produtividade das equipes internas e cria ambiente propício à inovação. Para alcançar o objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo com a utilização de questionário aplicado aos colaboradores internos de uma empresa de base tecnológica do interior do estado de São Paulo na qual o autor está vinculado. O grande diferencial competitivo das organizações são as pessoas e a forma como percebem a empresa onde trabalham que se reflete em comprometimento, motivação e produtividade, assim ampliar conhecimento de práticas e ações do endomarketing para a manutenção da competitividade é o que justifica este estudo. Da análise dos resultados foi possível compreender que a implantação do programa de endomarketing amplia a comunicação interna, aproxima o colaborador da empresa e impacta positivamente em sua motivação e desempenho por terem suas ideias e sugestões ouvidas pela empresa.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5789
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