Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5564
Title: SARAX - Pomada fitoterápica para tratar úlceras por pressão: À base de curcuma longa (l.) e helianthus anuus (l.)
Other Titles: SARAX - Phytotherapeutic ointment to treat pressure ulcers: curcuma longa (L.) and Helianthus Anus (L.)
Authors: ANDRADE, Anderson Lopes de
NASCIMENTO, Andressa Silva Pedreira
SANTOS, Bruno Paulo Ribeiro dos
FRANÇA, Carolaine Sousa
BEZERRA, Cíntia Silva
Advisor: SANT'ANA, Fernanda Caroline Bernardo
GUEDES, Felipe Rafael
type of document: Monografia
Keywords: Medicamento;Farmácia;Fitoterapia
Issue Date: Jun-2019
Publisher: 199
Citation: ANDRADE, Anderson Lopes de. NASCIMENTO, Andressa Silva Pedreira. SANTOS, Bruno Paulo Ribeiro dos. FRANÇA, Carolaine Sousa. BEZERRA, Cíntia Silva. SARAX - Pomada fitoterápica para tratar úlceras por pressão: À base de curcuma longa (l.) e helianthus anuus (l.), 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Farmácia) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2019
Abstract: A úlcera por pressão é uma lesão localizada na pele podendo evoluir para as estruturas subjacentes e camadas mais internas, geralmente sobre uma proeminência óssea. Resulta a pressão isolada ou de pressão combinada com fricção ou cisalhamento. Visto que, afeta o metabolismo celular, reduzindo ou eliminando a circulação do local, que se for de forma prolongada, maior será o período de isquemia e, portanto, maior o risco da lesão se agravar. Os metabólitos permanecem na região devido ao fato da irrigação sanguínea estar comprometida, agravando o fato. Indagado que as úlceras por pressão estão caracterizadas por quatro estágios, sendo eles: eritema, isquemia, formação de necrose com presença de exsudato por acometimento de estruturas profundas, necrose de músculos e tendões e aparecimento de estrutura óssea. A patologia em questão tem a assiduidade de afetar nos pacientes as seguintes regiões como: pescoço, ombros, braços, costas, cóccix, nádegas, panturrilha e calcanhar. Diante disso, o produto proposto visa melhorar a cicatrização de forma rápida e eficiente, dando conforto e aliviando as possíveis dores causada pela pressão externa exercida por um objeto contra a superfície óssea, evitando a má circulação e a falta de nutrientes. Além disso o produto conta com a infusão de dois ativos, sendo eles; Curcuma longa (L.) , que tem a capacidade de acelerar o processo de reparo tecidual, melhorando o processo de reepitelização e modulando o processo inflamatório e a Helianthus anuus (L.) que possui ativos, como: ácido linoleico, ácido oleico e aminoácidos, auxiliando na regeneração da derme estimulando a neovascularização do local e a migração celular.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5564
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
farm_2019_1_andersonlopes_sarax.pdf
  Restricted Access
744 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.