Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5548
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NAKANDAKARE, Patrícia Yury | - |
dc.contributor.author | SILVEIRA, Ana Julia | - |
dc.contributor.author | ASSIS, Cristiane Vanessa Geraldo de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Katielly Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Mariana Carvalho dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T22:02:54Z | - |
dc.date.available | 2021-08-20T22:02:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Ana Julia. ASSIS, Cristiane Vanessa Geraldo de. SANTOS, Katielly Bezerra dos. SANTOS, Mariana Carvalho dos. Alimentação pré-escolar: desenvolvimento cognitivo, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5548 | - |
dc.description.abstract | Alimentação pré-escolar com foco no desenvolvimento cognitivo, é uma fase no qual vários fatores ocorrem na saúde e no crescimento da criança dentre elas destaca se a alimentação fase onde a criança obtém os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável e garantir nutrientes necessários. 5 Para isso e necessário acompanhamento dos pais junto com a escola e se necessário com um profissional Nutricionista. A prática de adotar hábitos alimentares saudáveis se inicia dentro de casa, muitas vezes na mesa com os pais, que de uma forma devido a um estilo de vida corrida adotam hábitos não saudáveis por ingestão de comidas práticas porem com alto teor de gorduras, sódios, carboidratos etc. Que influenciam na vida da criança, no qual pode ocorrer de desenvolver patologias devido a ingestão de alimentos bem como distúrbios alimentares. O desenvolvimento cognitivo é o processo do surgimento da capacidade de pensar e compreender. Jean Piaget através de um estudo propôs quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operacional- concreto e operacional-formal. Piaget identificou e descreveu muitas mudanças cognitivas que necessitam de explicações, como a permanência do objeto na infância e para a compreensão das relações lógicas, além do raciocínio de causa e efeito nas crianças em idade escolar. O desenvolvimento cognitivo e importante em todas as fases, desenvolvimento da personalidade, desenvolvimento sensório motor que ocorre através de incentivo de atividades lúdicas, conforme estudos comprovados por Jean Piaget todas as fases influenciam na vida no desenvolvimento da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Nutrição e Dietética | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 199 | pt_BR |
dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
dc.title | Alimentação pré-escolar: desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.title.alternative | Preschool feeding: cognitive development | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
nut_2020_1_anajuliasilveira_alimentaçãopreescolar.pdf Restricted Access | 729.79 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.