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Title: Caminhos para o transporte sustentável: Um estudo das linhas férreas sustentáveis.
Other Titles: Paths to sustainable transport: A study of sustainable railways
Authors: SILVA, Ana Paula Oliveira
FERREIRA, Felipe Douglas
OLIVEIRA, João Gabriel Bueno de
Advisor: ASSIS, Camila Molena de
Other contributor: GONÇALVES, Israel
type of document: Monografia
Keywords: Logística;Transporte ferroviário;Sustentabilidade
Issue Date: 24-Jun-2021
Publisher: 114
Citation: SILVA, Ana Paula Oliveira; FERREIRA, Felipe Douglas; OLIVEIRA, João Gabriel Bueno de. Caminhos para o transporte sustentável: Um estudo das linhas férreas sustentáveis. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em logistica)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2021.
Abstract: Com o aumento da poluição e a possibilidade de uma nova matriz energética surgiu a necessidade de repensar os impactos dos sistemas de transportes para o planejamento urbano, de forma que seu desempenho se torne mais sustentável e que promova melhoria na qualidade de vida, qualidade ambiental e melhore a competitividade econômica dos modais de transporte. Dentre os sistemas de transporte destaca-se o modal ferroviário, pois sua estrutura com mobilidade urbana, é menos poluente que os demais e também possui características que contribuem para sua utilização como economia e segurança, porém apesar das vantagens, existe uma necessidade extrema de investimento em tecnologia nessa modalidade para atender à crescente demanda da população e suas necessidades, assim como ele o transporte rodoviário vem crescendo gradativamente, porém o seu nível de poluição é um assunto polêmico quando se fala em sustentabilidade. Uma das preocupações globais existentes são os impactos ambientais causados pelos sistemas de transporte, e isso enaltece a necessidade de estudos em impactos dos transportes coletivos. Por meio de Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente, não existem no Brasil regulamentações específicas para emissões de gases em ferrovias e, deste modo, não estão disponíveis fatores médios de emissões para locomotivas em operação no Brasil, com isso foi notável que para que os países desenvolvidos pudessem cumprir o que foi imposto no Tratado de Kyoto, eles teriam que diminuir de forma drástica as emissões, o que prejudicaria o crescimento econômico continuado, considerado a única forma de atingir a abundância de bens e serviços. Existem hoje estudos direcionados a uso de trens como tecnologia sustentável e econômica, com menor degradação ambiental, como trens movidos a hidrogênio, trens magnéticos, trens movidos a energia solar, os veículos leves sobre trilhos e o Hyperloop, cada um trazendo consigo vantagens e mostrando que há a possibilidade do avanço tecnológico atrelado a uma estratégia sustentável.
With the increase in pollution and the possibility of a new energy matrix, the need arose to rethink the impacts of transport systems for urban planning, so that their performance becomes more sustainable and promotes improvement in the quality of life, environmental quality and improve the economic competitiveness of transport modes. Among the transport systems, the railway modal should be highlighted, since its structure with urban mobility is less polluting than the others and also has characteristics that contribute to its use as economy and safety, however despite the advantages, there is an extreme need for investment in technology. in this modality to meet the growing demand of the population and their needs, just like it, road transport has been growing gradually, but its level of pollution is a controversial issue when it comes to sustainability. One of the existing global concerns is the environmental impacts caused by transport systems, and this highlights the need for studies on the impacts of public transport. Through Resolutions of the National Environment Council, there are no specific regulations in Brazil for gas emissions in railroads and, therefore, average emission factors are not available for locomotives operating in Brazil. developed countries could fulfill what was imposed in the Kyoto Treaty, they would have to drastically reduce emissions, which would undermine continued economic growth, considered the only way to achieve the abundance of goods and services. There are now studies targeting the use of trains as sustainable and economical technology, with less environmental degradation, such as hydrogen powered trains, magnetic trains, solar powered trains, light rail vehicles and Hyperloop, each bringing advantages and showing that there is the possibility of technological advancement linked to a sustainable strategy.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5498
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