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dc.contributor.advisorSANTOS, Antonio Manuel Carvalho dos-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Cristina Pacheco da-
dc.contributor.authorMAXIMIANO, Vagner-
dc.contributor.otherRUIZ, Miguel Augusto Lobon-
dc.date.accessioned2021-08-18T15:31:05Z-
dc.date.available2021-08-18T15:31:05Z-
dc.date.issued2021-06-26-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda; MAXIMIANO, Vagner. Movimentação e Transporte de Cargas No Porto De Santos.2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5459-
dc.description.abstractO trabalho, desenvolvido através da metodologia de pesquisa bibliográfica de natureza descritiva e exploratória em artigos, revista e livros relacionado ao tema, relata a história do porto de Santos que iniciou suas atividades no século XVI e utilizou dos anos recorrentes para se tornar referência. Atualmente é o maior porto da América Latina, forte fonte de capital brasileiro onde representa mais de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Com o aproveitamento eficiente de seu espaço é possível movimentar mais de 107,5 milhões de toneladas por ano, com seus 60 ancoradouros existentes. Apesar de faltar recursos para investimentos com tecnologia o porto continua sendo referência mundial por possuir a capacidade de atracar vários navios e realizar a movimentação de variadas cargas. Sabe se que no mercado internacional o modal mais utilizado é o marítimo, e que o processo de importação e exportação reflete a confiança entre os países, com isso é um símbolo de orgulho o porto brasileiro possuir ligações fortes com grandes países, como Estados Unidos e China.pt_BR
dc.description.abstractThe work, developed through the bibliographic research methodology of descriptive and exploratory nature in articles, magazines and books related to the theme, tells the history of the port of Santos, which started its activities in the 16th century and used the recurring years to become a reference. It is currently the largest port in Latin America, a strong source of Brazilian capital where it represents more than 10% of the country's GDP (Gross Domestic Product). With the efficient use of its space, it is possible to move more than 107.5 million tons per year, with its 60 existing berths. Despite the lack of resources for investments in technology, the port continues to be a world reference for having the capacity to moor several ships and carry out the movement of various cargoes. It is known that, in the international market, the most used modal is the maritime one, and that the import and export process reflects the trust between the countries, with this it is a symbol of pride that the Brazilian port has strong connections with large countries, such as the United States and Chinapt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher114pt_BR
dc.subjectTransporte de cargapt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectImportaçãopt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectPortos marítimospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMovimentação e transporte de cargas no porto de Santospt_BR
dc.title.alternativeCargo handling and transport in Porto of Santospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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