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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5370
Title: | Desenvolvimento de um sistema de simulação para automação corporativa |
Authors: | CARVALHO, Félix Silva de |
Advisor: | YAMAMOTO, Roberto Katsuhiro |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Automação de escritórios;Maquete;Indústria 4.0;Internet das coisas;Gestão de projetos;Simulação de sistemas |
Issue Date: | Dec-2020 |
Publisher: | 002 |
Citation: | CARVALHO, Félix Silva de. Desenvolvimento de um sistema de simulação para automação corporativa, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Microeletrônica) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Abstract: | Em qualquer tipo de projeto que está sendo desenvolvido, pode-se entrar na chamada
divergência de perspectiva, que é a diferença de visão entre aquilo que o cliente conseguiu
explicar, o que o desenvolvedor do projeto conseguiu entender e o que o cliente realmente
quer. Num projeto de automação isso não é diferente. Portanto, o objetivo desse trabalho foi,
usando conceitos encontrados na arquitetura, como a maquete eletrônica, juntamente com
recursos advindos da indústria 4.0 e no mundo IoT como sensores e atuadores inteligentes,
verificar a viabilidade do desenvolvimento de projetos de automação empresarial que
permitissem ao cliente ver e interagir com o projeto antes mesmo do seu início. Para que esse objetivo fosse alcançado foi empregado a metodologia exploratória hipotético-dedutivo, já que o uso desses conceitos juntos é um tema pouco investigado. Usando uma abordagem direta através da construção de um protótipo, que contou com uma central de comandos, onde se encontra os servidores e onde os dados são processados, uma maquete eletrônica dentro de um ambiente de jogo, que permite ao cliente navegar por seu imóvel e interagir no mundo virtual através do acendimento e controle de luminosidade de lâmpadas, controle de velocidade de ventiladores, abertura de portas com controle de acesso e ver o resultado dessa interação no mundo virtual, ou seja, dentro do ambiente de jogo e no mundo real através de duas maletas, sendo que a maleta de controle permite a interação efetiva com o sistema através de botões, slider e leitor RFID, e outra maleta de potência, onde é possível verificar a funcionamento real de lâmpadas e ventiladores. Portanto, foi constatado que é perfeitamente factível essa abordagem, pois o protótipo, apesar de se utilizar de inúmeras ferramentas, o que lhe conferiram alguma complexibilidade em seu desenvolvimento, se mostrou viável, operacional e portátil, apresentando baixo custo para o desenvolvimento de projetos de automação. Há ainda uma caminhada para que o projeto alcance a sua maturidade através de possíveis otimizações e inclusões de novas funcionalidades, mas o fato é que esse projeto lança luz numa área com alta demanda, mas que ainda não se utiliza de todo o potencial que os novos paradigmas tecnológicos oferecem atualmente. In any type of project that is being developed, one can enter the so-called divergence of perspective, which is the difference in vision between what the client was able to explain, what the project developer was able to understand and what the client really wants. In an automation project this is no different. Therefore, the objective of this work was, using concepts found in architecture, such as the electronic model, together with resources from industry 4.0 and the IoT world such as sensors and intelligent actuators, to verify the feasibility of developing business automation projects that would allow the customer see and interact with the project even before it starts. In order for this objective to be achieved, the hypothetical-deductive exploratory methodology was employed, since the use of these concepts together is a topic that has been little investigated. Using a direct approach through the construction of a prototype, which had a command center, where the servers are located and where the data is processed, an electronic model within a game environment that allows the customer to browse his property and interact in the virtual world through the lighting and control of lamp luminosity, fan speed control, opening doors with access control and seeing the result of this interaction in the virtual world, that is, within the game environment and in the real world through two suitcases, the control suitcase allowing effective interaction with the system through buttons, slide and RFID reader and another power suitcase where it is possible to check the actual functioning of lamps and coolers. Therefore, we found that this approach is perfectly feasible, because the prototype, despite using numerous tools, which gave it some complexity in its development, proved to be viable, operational and portable, presenting low cost for the development of automation projects. . There is still a journey for the project to reach its maturity through possible optimizations and the inclusion of new features, but the fact is that this project sheds light in an area with high demand, but that still does not use all the potential that new technological paradigms currently offer. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/5370 |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
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