Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4991
Title: Aperfeiçoamento do protótipo de mesa de estimulação visual e auditivo para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)
Authors: MARTINS, John Thomas
Advisor: OLIVEIRA, Elaine Conceição de
type of document: Monografia
Keywords: Autismo;Transtorno do espectro autista;Prototipação de software;Integração sensorial
Issue Date: Jun-2020
Publisher: 003
Citation: MARTINS, John Thomas. Aperfeiçoamento do protótipo de mesa de estimulação visual e auditivo para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2020.
Abstract: No mercado competitivo, o desenvolvimento e o aprimoramento de novos produtos são indispensáveis para o sucesso competitivo de uma empresa. A melhoria de um produto tem por finalidade a incorporação de mudanças que o tornam mais útil e usual ao cliente. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como características principais, prejuízos persistentes na comunicação e interação social, bem como nos comportamentos que podem incluir os interesses e os padrões de atividades, sintomas que estão presentes desde a infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário do indivíduo. Pessoas com TEA podem ter alguma disfunção de sensibilidade sensorial e isto pode ocorrer em um ou em mais dos sentidos acarretando um importante déficit de atenção que dificulta o processo de aprendizado. O núcleo BioTecnol tem se dedicado ao atendimento de demandas específicas envolvendo a necessidade de novos instrumentos de aprendizagem para ensino de indivíduos com TEA. O aperfeiçoamento de uma mesa de luz para estímulo visual e auditivo de autistas é o objetivo deste trabalho. A mesa criada como tema de um trabalho de graduação permaneceu na Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba (AMAS) para testes de desempenho com os alunos. As melhorias sugeridas pelos profissionais foram avaliadas e incorporadas em um novo protótipo mais leve, que apresenta melhor distribuição luminosa e estímulo auditivo.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4991
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG Finalizado- John Thomas Martins.pdf
  Restricted Access
1.81 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.