Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4989
Title: Desenvolvimento de um protótipo para estimulação da coordenação motora fina e visual
Authors: GODOY, Audriey Cristina Faria de
Advisor: OLIVEIRA, Elaine Conceição de
type of document: Monografia
Keywords: Autismo;Transtornos do neurodesenvolvimento;Apraxias;Equipamentos de autoajuda;Tecnologia assistiva;Transtorno do espectro autista
Issue Date: Jun-2020
Publisher: 003
Citation: GODOY, Audriey Cristina Faria de. Desenvolvimento de um protótipo para estimulação da coordenação motora fina e visual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2020.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado uma condição médica que compromete o desenvolvimento da linguagem, interação social, processos de comunicação e o comportamento social do indivíduo, embora sua origem ainda seja desconhecida, estudos têm demonstrado que tanto os genes como fatores ambientais estão relacionados com os casos. O estudo do sistema nervoso possibilitou entender as interrupções sinápticas que podem ser danosas e trazem desequilíbrio na interação entre estas células, resultando em transtornos do neurodesenvolvimento. Estes transtornos podem comprometer a interação social e a fala, mas principalmente a coordenação motora, trazendo prejuízos no planejamento e sequenciamento motor, com falhas na habilidade vísuoconstrutiva, denominada dispraxia. A tecnologia assistiva propõe alavancar o tratamento desses indivíduos com necessidades especiais, trazendo novos produtos que visem cada dia mais a qualidade de vida e independência ao seu público alvo. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo desenvolver um equipamento de baixo custo que estimule a coordenação motora fina, contribuindo assim, na redução de alguns danos neurológico e auxiliando no processo de aprendizagem do indivíduo. Para o alcance bem sucedido desses resultados, foi desenvolvido um equipamento, que propõe uma brincadeira de encaixe de peças geométricas com níveis de dificuldades sendo fácil, médio e difícil de acordo com a capacidade inicial do indivíduo, este projeto também possui um sistema de iluminação para estimular a memória e fixar a atenção visual da pessoa com TEA.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4989
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG - Audriey Cristina Faria de Godoy.pdf
  Restricted Access
4.04 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.