Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4986
Title: Diretivas para redução de número de manutenção em equipamentos médico-hospitalares em decorrência da elucidação das causas raízes das falhas
Authors: PALMA, Caio Silva Dias da
Advisor: LIMA, Marcos José de
type of document: Monografia
Keywords: Manutenção preventiva;Equipamentos e provisões hospitalares
Issue Date: Jul-2020
Publisher: 003
Citation: PALMA, Caio Silva Dias da. Diretivas para redução de número de manutenções em equipamentos médico-hospitalares em decorrência da elucidação das causas raízes das falhas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2020.
Abstract: Atualmente, a necessidade em saber o que exatamente ocasionou um determinado problema em diversos tipos de equipamentos médico-hospitalares (EMH) está se tornando cada vez mais imprescindível tanto no âmbito hospitalar como no empresarial. Para obter tal informação, é necessário um trabalho de gestão de manutenção criterioso considerando o histórico de uso do equipamento sob investigação; porém, para realizar determinado serviço de manutenção com a eficácia desejada, são necessários alguns recursos próprios para melhorar cada vez mais a qualidade do diagnóstico da manutenção e para que a margem de erro deste processo diminua. Para a melhora destes requisitos, é preciso realizar a aquisição de alguns sistemas que possam auxiliar e gerenciar estes serviços. Estes sistemas, denominados CMMS (Computerized Maintenance Management System/Software) ou, traduzido para o português, Sistema de Gestão de Manutenção Computadorizado, foram aperfeiçoados ao longo do tempo para que as empresas fossem capazes de atingir a chamada Classe Mundial de Manutenção, pois eles possuem como principal objetivo a otimização nos processos de execução de serviços e de gerenciamento como um todo. Um dos principais objetivos para todo este investimento na área da manutenção é justamente detectar mais precisamente a causa destas manutenções, a periodicidade das mesmas, pois todos estes fatores representam um grande peso dentro da instituição, sendo necessário uma observação específica para cada tipo de modalidade, podendo ser locações, vendas ou comodatos, já que a responsabilidade por parte da empresa varia de acordo com estes modos de lucratividade. Este trabalho tem como principal objetivo entender o motivo pelo qual alguns tipos de equipamentos estão sendo enviados frequentemente para manutenção e, consequentemente, sugerir soluções para a diminuição desta frequência, visando ganhos para a empresa e cliente. Primeiramente foram escolhidos dois equipamentos, ventilador pulmonar e monitor multiparamétrico. A partir da escolha do equipamento foi realizado um estudo de todas as ordens de serviço no período de três anos, tornando possível o desenvolvimento de diversos indicadores que proporcionou o estudo do trabalho.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4986
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaioTCC_Versão final Corrigida.pdf
  Restricted Access
1.48 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.