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Title: Processos de capacitação como ferramenta de desenvolvimento do princípio da eficiência no serviço público.
Other Titles: Training processes as a tool for developing the principle of efficiency in the public service
Authors: VERONEZ, Marcela Vivenzio Pimenta
SALOMÃO, Ana Cláudia Nery
type of document: Artigo científico
Keywords: Administração;Capacitação tecnológica;Princípio da eficiência;Princípio constitucional
Issue Date: Aug-2020
Publisher: 109
Citation: VERONEZ, Marcela Vivenzio Pimenta; SALOMÃO, Ana Cláudia Nery. Processos de capacitação como ferramenta de desenvolvimento do princípio da eficiência no serviço público. Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão , Franca, v. 2, n.3, p. 44-54, ago./dez.. 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2021.
Series/Report no.: Revista EduFatec: educação, tecnologia e gestão;V.2 N.3– agosto-dezembro/2020
Abstract: Recursos humanos é um importante departamento, não só no âmbito privado, mas no público também. Com a reforma da Administração Pública ocorrida na década de 90, passando a gestão pública ao enfoque gerencial, ficou evidenciada a necessidade de ampla e contínua atuação do Departamento de Recursos Humanos dentro do setor público com objetivo de promover a capacitação de seus servidores e essa necessidade se faz ainda mais nítida quando se observa a inserção do princípio da eficiência, no texto da Constituição Federal de 1988. Assim, entendeuse que uma grande e eficaz ferramenta para desenvolver o princípio exposto são os processos de capacitação estimulados pelas políticas criadas dentro dos Recursos Humanos, trazendo maior destreza aos funcionários ou servidores públicos e consequentemente obtendo um resultado organizacional aprimorado e mais eficiente, tanto na atuação das pessoas que trabalham no âmbito da administração pública como também na prestação do serviço público que é oferecido à população. O presente trabalho tem como objetivo conhecer os processos de capacitação oferecidos pela Escola Judicial dos Servidores (EJUS) do Tribunal de Justiça de São Paulo, no biênio 2018/2019 com uma abordagem qualitativa e descritiva, através de análises de dados secundários, os quais evidenciam um percentual elevado de servidores que realizam e se consideram satisfeitos quanto a capacitação oferecida pelo Estado.
The Human Resources is an important department, not only in the private sector, but also in the public one. With the Public Administration reform that took place in the 90s, changing the public management to the managing focus, the need for a broad and continuous performance of the Human Resources Department within the public sector was evident with the objective of promoting the training of its employees and this need is even clearer when observing the insertion of the principle of efficiency, in the text of the Federal Constitution of 1988. It was understood that a great and effective tool to develop the exposed principle is the training processes stimulated by the policies created within the Human Resources, bringing greater skill to employees or public servants and, consequently, obtaining an improved and more efficient organizational result, both in the performance of the people who work within, the scope of public administration and also in the provision of the public service that is offered to the population. This article aims to understand the training processes offered by the Judicial School of Servers (EJUS) of the São Paulo Court of Justice, in the 2018/2019 biennium with a qualitative and descriptive approach, through secondary data analyzes, which shows a high percentage of public server who work in the area and are pleased with the training offered by the State.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4926
ISSN: 2595-5942
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