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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4805
Title: | Análise comparativa de sistemas colaborativos sob a perspectiva de um domínio de sala de aula e do modelo 3C de colaboração |
Authors: | SILVA, Marcos Aurélio da |
Advisor: | NOVELLI FILHO, Aristides |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Trabalho em grupo;Geometria e modelagem computacional;Desenvolvimento de software;Comunicação |
Issue Date: | Jul-2020 |
Publisher: | 002 |
Citation: | SILVA, Marcos Aurélio da. Análise comparativa de sistemas colaborativos sob a perspectiva de um domínio de sala de aula e do modelo 3C de colaboração, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, 2020. |
Abstract: | O mundo está cada vez mais colaborativo, pessoas estão dependendo umas das
outras para realizar seu trabalho, suas tarefas e até tomar decisões, na grande maioria
das vezes essas ações das quais dependemos são realizadas por pessoas que estão
fisicamente distantes, com isso, a necessidade de softwares que dão suporte a
trabalho colaborativo à distância tem tido um notável destaque. Denominados
“Sistemas Colaborativos”, isto é, sistemas pensados e estruturados para que pessoas
possam realizar suas tarefas em grupo e a distância, podendo ser desenvolvido para
atender as mais diversas áreas de conhecimento, como: Engenharia de Software,
Projetos, Educação, Pesquisa, entre outros. Estes sistemas possuem características
especificas e, neste trabalho consideraremos que um sistema deve contemplar as
características propostas no Modelo 3C de colaboração, um modelo que define
aspectos essenciais de um sistema colaborativo. Com isso, este trabalho foi realizado
com base em pesquisas bibliográficas, análises de sistemas colaborativos
amplamente utilizados no mercado e, análise do domínio de uma sala de aula. Assim,
ao longo no trabalho iremos propor uma ontologia de uma sala de aula e, com isso,
comparar alguns dos sistemas colaborativos disponíveis no mercado, a fim de verificar
qual o grau de adequação dos sistemas sobre o domínio da sala de aula proposto. The world is increasingly collaborative, people are depending on each other to carry out their work, their tasks and even make decisions, in the vast majority of times these actions on which we depend are performed by people who are physically distant, with this, the need software that supports collaborative work at a distance has been notable. Called “Groupware”, that is, systems designed and structured so that people can perform their tasks in groups and at a distance, and can be developed to meet the most diverse areas of knowledge, such as: Software Engineering, Projects, Education, Research, among others. These systems have specific characteristics, and, in this work, we will consider that a system must contemplate the characteristics proposed in the 3C Collaboration Model, a model that defines essential aspects of a groupware. Thus, this work was carried out based on bibliographic research, analysis of groupwares widely used in the market and analysis of the domain of a classroom. Thus, throughout the work, we will propose a classroom ontology and, with that, compare some of the groupwares available on the market, to verify the degree of adequacy of the systems over the proposed classroom domain. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4805 |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
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