Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4778
Title: A relevância das ferrovias na mobilidade urbana: panorama brasileiro e sua contribuição para as cidades inteligentes
Authors: SILVESTRE, Tamires Soares
FERNANDES, Daniela Alvarez
Advisor: SANTOS, Antonio Manuel Carvalho dos
type of document: Outro
Keywords: Transporte ferroviário;Sustentabilidade;Transporte
Issue Date: 8-Dec-2020
Publisher: 114
Citation: SILVESTRE, Tamires Soares; FERNANDES, Daniela Alvarez. A relevância das ferrovias na mobilidade urbana: panorama brasileiro e sua contribuição para as cidades inteligentes. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2020.
Abstract: Com o aumento populacional e, consequente, uso exponencial de re- cursos como a energia, o solo e a geração de resíduos, trouxe consigo a demanda latente por desenvolvimento sustentável e qualidade de vida; logo, o conceito de cidades inteligentes está sendo difundido em diversos países, onde obtiveram resultados positivos. E por essa razão, o estudo busca analisar o quão relevante é a conservação e expansão da malha ferroviária no Brasil, fazendo uso de pesquisa exploratória para relacionar o potencial da malha ferroviária e as melhorias que poderiam ser obtidas, caso o país assumisse preceitos de cidades inteligentes no planejamento público.
Description: Contribuições para as Ciências Gerenciais - Volume 18 / João José Ferreira de Aguiar, José Jair Ferraretto, Cláudio Farias Rossoni (orgs) [et al.] – Jundiaí: Edições Brasil, 2020
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4778
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnologiaemlogistica_2020_2_Tamiressoaresilvestre_arelevanciadasrodoviasnamobilidadeurbana.pdf
  Restricted Access
1.84 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.