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Title: Diferenças métricas de bitolas: impactos causados nas operações ferroviárias no sudeste brasileiro
Authors: MOREIRA, Welison Serafim
MARQUES, Jaffer Jael
Advisor: OLIVEIRA, Jucelaine Lopes de
type of document: Artigo científico
Keywords: Logística;Transporte ferroviário
Issue Date: 30-May-2020
Publisher: 114
Citation: MARQUES, Jaffer Jael; MOREIRA, Welison Serafim.Diferenças métricas de bitolas: impactos causados nas operações ferroviárias no sudeste brasileiro. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2020.
Abstract: As diferenças métricas de bitolas geram gargalos no transporte ferroviário, impactando na eficiência deste modal, gerando custos ao integrar ferrovias de bitola métrica e larga. O objetivo geral deste trabalho tem como propósito apresentar que tipos de gargalos são gerados devido a diferença de bitolas. Abordando metodologia qualitativa para apresentar os resultados obtido pela empresa Rumo em 2018, que conta com uma malha extensa e com diversidade de bitolas, atuante nos principais corredores econômicos da região Sudeste do Brasil. Conclui-se que as diferenças de bitolas na malha Rumo geram custos no transporte, atrasos temporais, utilização em excesso de mão de obra e necessidade de terminais de transbordos , sendo essa operação responsável por aumentar o valor do frete em 6,42% na integração da Rumo Malha Oeste com a Rumo Malha Sudeste.
The metric differences in gauges generate bottlenecks in rail transport, impacting on the efficiency of this mode, generating costs by interconnect metric gauge and wide railways. The general objective is to show that types of bottlenecks are generated due to differences in gauges. Addressing qualitative methodology to present the results obtained by Rumo company in 2018, which has an extensive mesh and diversity of gauges, active in the main economic corridors of the Southeast region of Brazil. It is concluded that the differences in gauges in the Rumo mesh generate costs in transportation, temporal delays, excessive use of labor and need for transhipment terminals, and the overflow operation is responsible for increasing the freight value by 6,42% in the integration of The Rumo West Mesh with the Southeast Mesh.
Description: Trabalho apresentado XI FatecLog
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4768
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