Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4759
Title: Benchmarking de metodologias de pesquisa em ux aplicadas ao desenvolvimento de software
Authors: JACOBSEN, Guilherme
Advisor: NOVELLI FILHO, Aristides
type of document: Monografia
Keywords: Desenvolvimento de software;Interação homem-máquina;aplicativos móveis;Metodologia de pesquisa
Issue Date: Jul-2020
Publisher: 002
Citation: JACOBSEN, Guilherme. Benchmarking de metodologias de pesquisa em ux aplicadas ao desenvolvimento de software. 2020. Trabalho de Conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2020.
Abstract: Com o avanço das tecnologias, o número de softwares desenvolvidos vem aumentando gradativamente. É cada vez mais comum o uso de aplicativos e programas que atendam a diversas finalidades, das mais necessárias ao nosso cotidiano àquelas consideradas puro entretenimento. Assim, essas ferramentas nos oferecem benefícios como o acesso à conta bancária, a compra de alimentos, de ingressos, a solicitação de meios de transporte, o consumo de música e filmes, dentre outras incontáveis funções. Nessa variedade de aplicações, é frequente a ocorrência daquelas cujo propósito coincide. São exemplos os aplicativos Uber, 99 e Cabify, Spotify e Deezer, ou iFood e Rappi. Esses mesmos citados são considerados bem sucedidos dentre a grande gama de opções da qual dispomos atualmente nas palmas das mãos. Alguns, no entanto, se destacam mais que outros. Assim, o que faz esses aplicativos se tornarem tão populares, a ponto de serem referências e nossas primeiras opções quando precisamos utilizar serviços semelhantes? A resposta é: UX, ou User Experience. O termo UX vem sendo cada vez mais utilizado no âmbito de desenvolvimento de softwares, e a necessidade da implementação desse conceito em projetos tem se mostrado mais evidente e potencialmente decisiva para o sucesso ou fracasso de um produto ou empresa. Diante disso, este trabalho aborda as principais práticas de UX e sua aplicabilidade na construção de softwares.
With the advancement of technologies, the number of developed softwares has been gradually increasing. It is often more common the use of applications and programs that attend to diverse purposes, from the most needed to our daily activities, to those considered pure entertainment. As so, those tools offer us benefits such as bank account access, food buying, tickets acquisition, to transport delivery, music and movies consumption, among other countless functions. Between this variety of applications, it is frequent the occurrence of those which purpose matches. Some examples are the apps Uber, 99 and Cabify, Spotify and Deezer, or iFood and Rappi. Those very quoted examples are considered well successful among the great range of options of which we have currently in the palm of our hands. Some, however, stand out more than others. So, what makes those applications become so popular, about to become references and our first options when we need to use such services? The answer is: UX, or, User Experience. The term UX has been becoming often more used on the software development sphere, and the need of implementation of this concept in projects has shown itself more evident and potentially decisive to the success or failure of a product or company. That said, this work addresses the main UX practices and their applicability on building softwares.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4759
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilherme Jacobsem.pdf
  Restricted Access
Guilherme Jacobsem.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.