Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4755
Title: Cientista de dados: habilidades e competências para o desempenho de suas funções
Authors: COSTA, Diógenes Rossi Da
Advisor: ALMEIDA, Maurício Amaral de
type of document: Monografia
Keywords: Análise de dados;Ciência da computação;Banco de dados;Big data
Issue Date: Jul-2020
Publisher: 002
Citation: COSTA, Diógenes Rossi Da. Cientista de dados. Habilidades e competências para o desempenho de suas funções. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2020.
Abstract: Este estudo se propõe a explorar e descrever as habilidades e competências necessárias e esperadas para o desempenho da função do Cientista de Dados. A profissão tem se destacado ao longo dos anos, atraindo a atenção de diversos setores e sendo evidenciada na atualidade, onde experienciamos o advento da Ciência de Dados e grande e rápida evolução no âmbito tecnológico. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica. O resultado aponta para a necessidade do Cientista de Dados ser um profissional generalista e de formação interdisciplinar e que essas características não são fáceis de serem encontradas e reunidas em um especialista. Conclui-se que é bastante ampla a gama de atuação e conhecimento esperadas do Cientista de Dados, que atua e é pretendido em áreas diversas.
This study aims to explore and describe the skills and competencies needed and expected to perform the role of Data Scientist. The profession has stood out over the years, attracting the attention of several sectors and being evidenced today, where we experience the advent of Data Science and great and rapid evolution in the technological field. The methodology used is bibliographic research. The result points to the need for the Data Scientist to be a generalist and interdisciplinary professional and that these characteristics are not easy to be found and gathered in a specialist. It is concluded that the range of performance and knowledge expected from the Data Scientist is quite wide, which works and is intended in different areas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4755
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diogenes Rossi da Costa.pdf
  Restricted Access
Diogenes Rossi da Costa.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.