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Title: A estatística nas organizações como forma de planejamento estratégico
Other Titles: Statistics in organizations as a form of strategic planning
Authors: PASCOTTE, Silvano Rodrigues
Advisor: PEPECE JUNIOR, Antonio Rafael
Other contributor: LUCCAS, Taciana Maria Lemes de
type of document: Artigo científico
Keywords: Estatística;Planejamento estratégico
Issue Date: 24-Nov-2020
Publisher: 275
Citation: PASCOTTE, Silvano Rodrigues: A estatística nas organizações como base de um planejamento estratégico sp - S.P, 2020. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2020.
Abstract: A Estatística, conhecida como uma ciência que estuda os fenômenos coletivos, pertencente à disciplina de Matemática, encontra-se cada vez mais em destaque nas organizações e atualmente é considerada como uma ferramenta primordial de gerenciamento. Ela gera informações essenciais que auxiliam nas tomadas de decisões e na criação de estratégias para o futuro das empresas. A Estatística se divide em duas partes, a primeira delas é a descritiva, responsável pela coleta, classificação e organização dos dados, que facilita a visualização por meio de gráficos e tabelas. A segunda parte é a indutiva, responsável pela análise das informações, permitindo aos usuários tomar as melhores decisões disponíveis, criando estratégias e tirando vantagem de situações favoráveis para alcançar seus objetivos. Temos também o Big Data, um termo recente, porém já muito conhecido na gestão da informação. O Big Data é o nome dado a um banco de dados massivo, de onde pode-se extrair rapidamente todo tipo de informações atualizadas e de fácil acessibilidade. Devido ao grande volume de dados nele encontrados, ferramentas preparadas pela TI (Tecnologia da Informação) são necessárias para uma análise mais detalhada e um aproveitamento melhor em tempo hábil. Por esses motivos o artigo pretende mostrar como a Estatística pode auxiliar as empresas no seu planejamento estratégico. Palavras-chave: Estatística. Planejamento Estratégico. Big Data.
ABSTRACT The Statistic, known as the Science of the Collective Phenomena, belonging to Math, is more and more in the spotlight of the companies and nowadays is considered as a vital management tool. It generates crucial information for the “decision-making” process and helps to build strategies for the future of the companies. Statistic is divided in two parts; the first one is the descriptive, responsible for collecting, classifying and organizing the data, what makes the visualization process easier through charts and tables. The second part is the inductive, responsible for the data analysis, allowing the users to make the best decisions available, creating strategies and taking advantage of positive events to reach out their goals. There is also the Big Data, a most recent term but well known into the Information Management area. Big Data is the name given to a massive database, from where is possible to get the most up-to-date information on an easy and quick way. Due to the high data volume, tools developed by the IT (Information Technology) are necessary to get a most detailed analysis as well as saving time doing so. With that being said, this article pretends to show how Statistic can help companies on its strategic planning
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4741
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