Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4731
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorASSIS, Camila Molena de-
dc.contributor.authorSANTOS, Henrique Vitorino dos-
dc.contributor.authorGASS, Adilene-
dc.contributor.authorSILVA, Rui Florêncio da-
dc.date.accessioned2021-03-03T21:47:34Z-
dc.date.available2021-03-03T21:47:34Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Henrique Vitorino dos; GASS, Adilene ; SILVA, Rui Florencio da .Aprendizagem baseada em projeto em educação ambiental utilizando ambiente virtual através do jogo minecraft. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4731-
dc.descriptionTrabalho apresentado Congresso internacional de Educação e Tecnologiaspt_BR
dc.description.abstractA educação ambiental tem papel fundamental no que tange a prevenção de desastres ambientais, reforçando a interação entre o Homem e a natureza, e para tanto, a conscientização ambiental precisa ser desenvolvida no indivíduo. O presente estudo tem a finalidade de exibir a interação entre o ser humano e o meio ambiente, através da ocorrência dos fenômenos naturais e da influência da ação antrópica no meio físico, por meio da gravação de um vídeo utilizando o ambiente virtual Minecraft, possibilitando a simulação da ocorrência de fenômenos hidrológicos e exibindo a forma que as ações antrópicas influenciam na ocorrência de desastres. O vídeo evidencia a ocorrência de alagamento, enxurrada, enchente e inundação, caracterizando-os, diferenciando-os e justificando a ocorrência de cada fenômeno. Como produto de educação ambiental tem- se um vídeo que explicita os impactos da influência antrópica na natureza através da modificação das propriedades do meio físico. Em vídeo, exibe-se a influência da impermeabilização na dinâmica da água e para tanto, reforça-se a importância da conscientização ambiental acerca das ações antrópicas.pt_BR
dc.description.abstractEnvironmental education has a fundamental role in the prevention of environmental disasters, reinforcing the interaction between Human being and the nature, for this purpose, environmental awareness needs to be developed in each person. This paper aims to show the interaction between human beings and the environment, through the occurrence of natural phenomena and the influence of anthropic action in the physical environment, through a recording of a video using the Minecraft virtual environment, enabling the simulation of the occurrence of hydrological phenomena and showing the way that human actions influence the occurrence of disasters. The video highlights the occurrence of flooding, run-off, water flux and overflowing, characterizing them, differentiating them and justifying the occurrence of each phenomenon. As a product of environmental education, there is a video that explains the impacts of anthropic influence on nature through the modification of the properties of the physical environment. On video, the influence of waterproofing on water dynamics is shown and, for that, the importance of environmental awareness about anthropic actions is reinforced. Keywords: Education, Environment, PBL, Minecraft.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Ambientalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher114pt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleAprendizagem baseada em projeto em educação ambiental utilizando ambiente virtual através do jogo minecraftpt_BR
dc.title.alternativeProject- based learning in environmental education using virtual environment through the minecraft gamept_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrique Vitorino dos Santos, Adilene Gass e Rui Florencio da Silva .pdf
  Restricted Access
2.47 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.