Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBONFIM, Cláudia Emanoela-
dc.contributor.authorCOSTA, Fabiana Ulysses-
dc.contributor.authorPEREIRA, Guilherme Rocha-
dc.contributor.authorDUARTE, Julia Beatriz Saran-
dc.contributor.authorROCHA, Karolaine dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Rafael Ferrari da-
dc.contributor.authorCAMPOS, Wictor Cesar Silva de-
dc.contributor.otherSILVA, André Luis da-
dc.contributor.otherLEAL, Danilo Gomes-
dc.date.accessioned2020-12-11T18:10:39Z-
dc.date.available2020-12-11T18:10:39Z-
dc.date.issued2020-07-24-
dc.identifier.citationCOSTA, Fabiana Ulysses; PEREIRA, Guilherme Rocha; DUARTE, Julia Beatriz Saran; ROCHA, Karolaine dos Santos; SILVA, Rafael Ferrari da; CAMPOS, Wictor Cesar Silva de. Evoluindo com a indústria 4.0: IOT – O Novo Mundo. Mauá, SP: Etec de Mauá, 2020. 76 p. Trabalho de conclusão de curso apresentado a Escola Técnica Estadual de Mauá como requisito parcial à obtenção do título de técnico em Administração.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4550-
dc.description.abstractA Indústria 4.0 vem crescendo de forma gradual e constante cada dia mais, assim como a procura por cursos focados nessa área que, agora, somada à recente pandemia de Covid-19, tornou-se ainda mais cobiçada pelas pessoas que buscam um diferencial no mercado profissional. Se o termo primeiramente abordado por Schwab (2016), do qual retrata o recente e crescente avanço das indústrias de forma global, somente poder ser ensinado a partir de ambientes físicos, isso seria um grande problema, pois iria de contraposto à sua própria definição, visto que isso é algo baseado nos avanços tecnológicos e informativos gerais, inclusive na internet. Para contribuir com a disponibilidade de um material de qualidade para a geração de pessoas capacitadas para atuarem nessa área, uma das motivações deste trabalho é a criação de um curso do qual abordará, de forma dinâmica, os principais pilares dentro da Indústria 4.0. Realiza-se, então, três tipos de pesquisas, sendo elas a pesquisa exploratória, a descritiva e a casual, buscando definir de forma contundente os conceitos gerais que abrangem a quarta revolução industrial, relacionando informações através de pesquisas on-line, formulários e entrevistas das quais as pessoas puderam manifestar, respectivamente, seu entendimento prévio sobre o tema e suas impressões sobre nosso produto. Diante disto, verificasse que a procura das pessoas por cursos EAD cresce a cada dia mais, transformando a Indústria 4.0 em algo ainda mais significativo, assim, torna-se extremamente necessário a criação de ambientes de aprendizagem no meio digital, por isso vê-se a oportunidade de criação de um curso do qual ofereça esta oportunidade para quem a queira aproveitar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher128pt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectIndústria 4.0pt_BR
dc.subjectRevolução industrialpt_BR
dc.subjectAprendizagem tecnológicapt_BR
dc.subjectInternet das coisas-
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEvoluindo com a indústria 4.0: IOT – o novo mundopt_BR
dc.title.alternativeEvolving with Industry 4.0: IOT - the new worldpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADM JUN.2020 - EVOLUINDO COM A INDÚSTRIA 4.0 IOT – O NOVO MUNDO.pdf
  Restricted Access
1.71 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.