Please use this identifier to cite or link to this item: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4439
Title: Mapeamento estatístico dos ex-alunos do Curso Superior de Processos Metalúrgicos da Fatec Sorocaba frente ao mercado de trabalho
Authors: SÁVIO, Diego Figueredo
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Mônica Pinheiro de Oliveira da
FRANCO, Igor Pereira
metadata.dc.type: Artigo científico
Keywords: Levantamentos amostrais;Empregabilidade;Estatística
Issue Date: Jun-2020
Publisher: 003
Citation: SÁVIO, Diego Figueredo. Mapeamento estatístico dos ex-alunos do Curso Superior de Processos Metalúrgicos da Fatec Sorocaba frente ao mercado de trabalho, 2020. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos) – Fatec José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2020.
Abstract: O Tecnólogo Metalurgista desenvolve, executa e coordena projetos de tratamentos e de produção de metais, é responsável por todo processo de beneficiamento de minérios, por sua transformação em ligas metálicas com propriedades físicas, químicas e metalúrgicas adaptadas a usos diversos, e estuda a utilização desses na confecção de máquinas, estruturas ou peças. Na indústria determina a composição química dos metais e seu modo de industrialização. Atualmente, o tecnólogo em metalurgia atua em um ambiente dinâmico e complexo caracterizado pelo constante uso da tecnologia, exigindo do mesmo uma ampla visão de contexto e uma vasta atualização para o estabelecimento de relações permanentes com as variações ambientais e organização. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento estatístico dos egressos do curso Superior de Processos Metalúrgicos da Fatec Sorocaba a partir do segundo semestre de 2012 ao segundo semestre de 2019 e analisar como os egressos estão após concluírem a graduação. A realização deste trabalho foi feita através de uma planilha que foi conseguida junto ao coordenador do curso onde a busca foi feita através de uma pesquisa estimulada onde com os dados dos egressos foi feita uma busca estimulada. O estudo mostrou que a empregabilidade entre os egressos que procuram emprego é de 96%. O valor obtido coloca o curso de Tecnologia em Processos Metalúrgicos acima da média de outros cursos similares na região de Sorocaba.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4439
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diego Figueiredo Sávio (Prof. Mônica - Processos Metalúrgicos).pdf
  Restricted Access
543.11 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.