Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/427
Title: Inclusão digital/social: avaliação de aplicativo de TIC a partir de testes com deficientes auditivos e análise da usabilidade dos softwares
Other Titles: Digital / social inclusion: evaluation of ICT application from tests with the hearing impaired and analysis of the usability of software
Authors: MARINGOLO, Viviane de Souza
Advisor: BARBOSA, Anderson Luiz
Other contributor: LACERDA, Antonio Alfredo
SOFFNER, Renato Kraide
type of document: Monografia
Keywords: Interação homem-computador;Engenharia de software;Inclusão digital
Issue Date: 8-Dec-2015
Publisher: 004
Citation: MARINGOLO, Viviane de Souza. Inclusão digital/social: avaliação de aplicativo de TIC a partir de testes com deficientes auditivos e análise da usabilidade dos softwares, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Abstract: O presente texto conceitua a definição de deficientes auditivos, sua cultura, Língua de Sinais Brasileira a inclusão digital e acessibilidade de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), ferramentas para deficiente auditivo, metodologias de avaliações de interfaces e a análise dos resultados. O objetivo do trabalho foi analisar a usabilidade do usuário nos aplicativos objetos de análise Hand Talk e ProDeaf, a partir do estudo dos dois softwares educativos, foi possível identificar problemas de usabilidade e os constrangimentos e facilidade de utilização dos aplicativos, que destacou qual aplicativos tem potencialidade de ser inserido em sala de aula ou em ambientes onde não disponha de TIC ou de interpretes para realizar a inclusão digital/ social dos deficientes auditivos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/427
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20152S_MARINGOLOVivianedeSouza_CD2442.pdf
  Restricted Access
495.29 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.