Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/409
Title: Conceitos de continuidade de negócios aplicados a instituição de ensino superior (IES)
Other Titles: Concepts of business continuity applied to a higher education institution (HEI)
Authors: PIACENTINI, Daniel
Advisor: NAJM, Leandro Halle
Other contributor: CRUZ, Benedito Aparecido
ARANDA, Maria Cristina
type of document: Monografia
Keywords: Administração de projetos;Sistemas de informação
Issue Date: 27-Jun-2016
Publisher: 004
Citation: PIACENTINI, Daniel. Conceitos de continuidade de negócios aplicados a instituição de ensino superior (IES), 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016
Abstract: Como qualquer organização, uma instituição de ensino superior possui informações criticas que são tratadas como ativos, e também não está livre de sofrer interrupções em seus negócios, oriundas de diversos riscos e ameaças internas e externas que podem ocorrer neste cenário e explorar suas vulnerabilidades. Mas a verdade é que a maioria das instituições de ensino superior não possui procedimentos, ações a serem tomadas ou documentos que garantam a mínima disponibilidade dessas informações e por consequência a continuidade de seus serviços mais prioritários. Por isso se tem à importância do plano de continuidade de negócios dentro deste cenário, e esse trabalho foi desenvolvido com o intuito de demonstrar a relevância da informação como um bem, e da necessidade do uso de medidas de segurança da informação e da gestão de continuidade de negócios para que a mesma esteja disponível, entender o contexto de uma instituição de ensino superior e propor ações de continuidade para serviços críticos das mesmas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/409
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20161S_PIACENTINIDaniel_CD2651.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.