Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40210
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Elton Roberto da-
dc.contributor.authorVARES JUNIOR, Roberval Rodrigues-
dc.contributor.authorCAMPETTI, Vitória Layrie Dias-
dc.date.accessioned2025-12-22T18:34:10Z-
dc.date.available2025-12-22T18:34:10Z-
dc.date.issued2025-12-04-
dc.identifier.citationVARES JUNIOR, Roberval Rodrigues; CAMPETTI, Vitória Layrie Dias. Geração Z no mercado de trabalho: percepções e dificuldades. 2025. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40210-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar a percepção da Geração Z sobre o mercado de trabalho, destacando os principais obstáculos para sua entrada e permanência profissional. Realizamos uma pesquisa quantitativa e descritiva com um questionário anônimo aplicado a jovens dessa geração. Os resultados mostraram que a maioria está nos estágios iniciais da carreira, conciliando trabalho de entrada com estudos, o que reforça os desafios típicos desse momento. Embora se espere que a Geração Z valorize a flexibilidade, muitos ainda trabalham presencialmente, o que pode contrariar suas expectativas. Verificou-se também que esses jovens atribuem mais importância a ambientes colaborativos, bom clima organizacional e oportunidades de crescimento do que ao salário. Muitos já passaram por empregos informais, possivelmente por dificuldades no mercado formal. Além disso, há uma preferência pela escala de trabalho 5×2, em vez da 6×1, evidenciando a busca por equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Apesar das limitações da pesquisa - como a amostra pequena, recorte regional e ausência de métodos qualitativos -, o estudo contribui para a compreensão da relação da Geração Z com o trabalho e oferece insights para estratégias de atração, retenção e desenvolvimento direcionadas a esse público no contexto de recursos humanos.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze Generation Z's perception of the job market, highlighting the main obstacles to their entry and professional permanence. We conducted a quantitative and descriptive survey with an anonymous questionnaire applied to young people of this generation. The results showed that most are in the early stages of their careers, balancing entry-level work with studies, which reinforces the typical challenges of this moment. Although Generation Z is expected to value flexibility, many still work in person, which may contradict their expectations. It was also found that these young people attach more importance to collaborative environments, a good organizational climate, and growth opportunities than to salary. Many have already had informal jobs, possibly due to difficulties in the formal market. In addition, there is a preference for a 5×2 work schedule, rather than 6×1, In addition, there is a preference for a 5×2 work schedule over a 6×1 schedule, highlighting the search for a balance between personal and professional life. Despite the limitations of the research—such as the small sample size, regional focus, and absence of qualitative methods—the study contributes to understanding the relationship between Generation Z and work and offers insights for strategies to attract, retain, and develop this audience in the context of human resources.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher098pt_BR
dc.subjectGERAÇÃOpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleGeração Z no mercado de trabalho: percepções e dificuldadespt_BR
dc.title.alternativeGeneration Z in the job market: perceptions and challenges.pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnicorecursoshumanos_2025_2_ robervaljunior_geracaoz.pdf994.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.