Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40106
Título: Avaliação de Alguns Parâmetros de Qualidade na Semeadura de Disco Alveolado na Cultura do Milho (Zea mays)
Título(s) alternativo(s): Evaluation of Some Quality Parameters in Disc Seeding in Corn (Zea mays)
Autor(es): CRUZ, João Pedro da
MOURA, Vinícius Antônio Aragão de
Orientador(es): PINOTTI, Elvio Brasil
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Semeadura;Milho;Sementes;Plantio
Data do documento: Jun-2020
Editor: 259
Referência Bibliográfica: CRUZ, João Pedro da; MOURA, Vinícius Antônio Aragão de. Avaliação de Alguns Parâmetros de Qualidade na Semeadura de Disco Alveolado na Cultura do Milho (Zea mays), 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2020.
Resumo: A semeadura tem fundamental importância no rendimento final do milho. Alguns fatores de plantio podem afetar o estabelecimento e o crescimento inicial da cultura do milho, entre eles a velocidade de plantio, que pode causar efeito direto na distribuição longitudinal de sementes, sendo o aumento no fator velocidade, inversamente proporcional à distribuição de sementes. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os impactos da velocidade na semeadura, sobre o estabelecimento da cultura do milho, procurando identificar fatores limitantes de produtividade na implantação da cultura. O experimento foi conduzido no município de Itambaracá Paraná. Foi utilizado delineamento de blocos completos casualizados, com 6 tratamentos (3, 4.5, 6, 7.5, 9 e 5.6 km/h) e 5 repetições. A análise estatística não revelou efeito significativo do fator velocidade de semeadura em relação à variável emergência. Houve efeito significativo da velocidade de semeadura em relação à variável distribuição duplas, falhas e em relação variável distribuição ideal. O aumento da velocidade de semeadura influencia no aumento do coeficiente de variação e no estabelecimento do milho. Pode-se concluir que ambas as velocidades testadas não afetaram a população final de plantas por ha-¹, porém, o aumento da velocidade contribui para uma má qualidade na distribuição das sementes. Sendo assim a velocidade de 3 km/h apresentou o melhor resultado nos quesitos plantas duplas e falhas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40106
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2020_1_joaocruz_avaliacaodealgunsparametrosdequalidade.pdf
  Restricted Access
602.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.